Bebidas que mais engordam: quais são

Alguns sucos naturais e outras bebidas artificiais podem interferir no seu empenho de emagrecer e deixar a silhueta definida. O lado bom disso tudo…

Alguns sucos naturais e outras bebidas artificiais podem interferir no seu empenho de emagrecer e deixar a silhueta definida. O lado bom disso tudo é que, ao descobrir esse fato, é possível ficar bem longe dessa armadilha. Saiba mais sobre o assunto e veja as bebidas que mais engordam.

Nem sempre os refrigerantes do bebidas mais calóricas. (Foto: divulgação)

Bebidas podem ser calóricas

Quem nunca pediu um suco de laranja evitando comer um sanduíche pensando ser essa a melhor opção menos calórica? Pois saiba que essa opção não é a mais correta para quem está desejando perder peso. Para esclarecer a dúvida, é preciso saber que as duas escolhas possuem as mesmas quantidades de calorias e o suco pode ser mais enganador.

Essa afirmação foi publicada a Faculdade de Medicina Johns Hopkins (nos Estados Unidos), que divulgou os resultados de uma pesquisa relacionada à alimentação de 810 pessoas entre 25 e 70 anos. Durante um ano e meio, voluntários foram acompanhados em duas etapas, com duração de seis meses cada. Na primeira etapa, foi retirada uma dose de bebida com açúcar por dia, seja suco ou refrigerante. Já na segunda, cortou-se a ingestão diária de uma porção de alimento sólido contendo o mesmo valor calórico do líquido.

A restrição de líquidos resultou em maior perda de peso do que a de sólidos. Foi meio quilo contra 100 gramas por período. De acordo com especialistas, isso pode ser explicado porque quem faz dieta controla o consumo de massas, carnes e petiscos. O abuso no consumo da bebida ocorre, pois ele é digerido com facilidade e com isso a sensação de fome chega mais rápido. Já os alimentos sólidos só são beneficiados com a mastigação, onde a sensação de saciedade começa a ser produzida.

As bebidas alcoólicas podem engordar. (Foto: divulgação)

Quais são as bebidas que mais engordam

Um grande engano é pensar que substituir refrigerante ou suco industrializado por um de fruta natural pode resolver a quantidade de calorias. Apesar de serem mais saudáveis, as frutas também possuem açúcar e, portanto, engordam. O ideal é consumir de forma moderada os sucos naturais, obedecendo a recomendação de consumo de três frutas por dia.

Leia Também:  Consumo de Crack começa a substituir bebidas álcoolicas em cidades, diz pesquisa

Os diets, ligths ou zero possuem quantidades de adoçantes e conservantes altas e são tidas como as bebidas mais saudáveis, o que é errado. Além disso, contêm fósforo que compete com o cálcio, fazendo com que esse nutriente não seja absorvido. O ideal para consumir as bebidas sem culpa é dar preferência para suco de limão ou maracujá misturado com água. As bebidas alcoólicas também devem ser consumidas com moderação, já que possuem grandes quantidades de calorias.

Os sucos podem ser mais calóricos que outras bebidas. (Foto: divulgação)

As bebidas em geral possuem quantidades consideráveis de calorias, sejam elas naturais ou artificiais. Portanto, devem ser consumidas com moderação quando o assunto é perder peso. As bebidas alcoólicas interferem na dieta já que na maioria das vezes são consumidas de forma exagerada. Os sucos naturais também merecem atenção especial já que são confundidos como de baixa caloria. Aposte no consumo moderado desses alimentos e perca peso com saúde.

Top