Bacharel em Esporte

Nos diversos sites e guias de profissões que encontramos disponibilizados na internet, podemos verificar que a graduação em esporte é um dos cursos novos…

Nos diversos sites e guias de profissões que encontramos disponibilizados na internet, podemos verificar que a graduação em esporte é um dos cursos novos com maior procura, pois atende uma demanda antiga dos esportistas profissionais, possibilitando a profissionalização de diversos agentes que trabalham na área sem habilitação ou qualificação formal. É um mercado de trabalho em expansão, especialmente se levarmos em consideração que se a próxima a Copa Mundial de Futebol, que vai acontecer no Brasil no ano de 2014 e logo depois, no ano de 2016, o Brasil vai sediar os jogos Olímpicos, ou seja, duas oportunidades muito especiais, eu diria, únicas, do profissional de destacar em sua atuação, para que possa ter chances reais de obter uma vaga.

Bacharel em esportes x bacharel em educação física

Existe ainda muita confusão acerca das duas graduações, uma vez que a área de formação dos dois é afim. No entanto o bacharel ou o licenciado em educação física é o profissional habilitado para dar aulas de educação física, em escolas de ensino fundamental e médio e também para trabalhar em academias de educação física. Quanto ao bacharel em esportes, a sua formação é voltada para o treinamento e o preparo de desportistas para as várias categorias de esporte e também para o planejamento e organização de competições esportivas. Assim quem quer ser técnico de uma equipe de salto com vara, por exemplo, vai cursar os primeiros módulos básicos juntamente com o acadêmico de educação física e posteriormente os dois cursos se separam, e o bacharel em esportes se dedicará a estudar com profundidade as modalidades esportivas mais populares como futebol, vôlei e outras, além daquela que é a sua área de interesse, no caso salto com vara.

Curso de graduação em Esporte

O curso de graduação em esporte foi criado no Brasil ainda no ano de 1992, no entanto somente agora é que vêm ganhando destaque, em virtude da proximidade dos dois mais importantes eventos desportivos internacionais, a Copa do Mundo de Futebol 2014 e os Jogos olímpicos. Com os dois eventos sendo realizados no Brasil deve aumentar a demanda e as oportunidades de emprego nessa área. O curso de graduação tem duração média de 8 semestres, e é uma excelente opção para quem sonha em ser treinador de futebol, por exemplo, porque no futuro esses profissionais são bem remunerados, e tão distantes da realidade nacional, com certeza deverão se exigir que no mínimo tenham curso superior cursado regularmente.


Top