Mestrado Em Enfermagem SP

Enfermagem é uma área bastante valorizada no mercado de trabalho, no qual os profissionais com boa formação podem ocupar vagas de emprego em hospitais,…

Por Isabella Moretti em 28/02/2011

Enfermagem é uma área bastante valorizada no mercado de trabalho, no qual os profissionais com boa formação podem ocupar vagas de emprego em hospitais, ambulatórios e clínicas médicas. Quem investe em especialização pode contar com maiores chances de prosperar na carreira, por isso os programas de mestrado e doutorado estão atraindo muitos enfermeiros.

O enfermeiro trabalha em função da saúde e bem-estar das pessoas, usando os seus conhecimentos para auxiliar o tratamento. Dentro da equipe médica o profissional é responsável por monitorar e contribuir com a recuperação dos pacientes, tomando todos os cuidados necessários para que o estado do mesmo não se agrave. O enfermeiro também encontra um espaço bem amplo para atuar na área de prevenção de doença.

A graduação em enfermagem dura em média quatro anos e os alunos precisam cumprir uma carga horária de estágio para se formarem. O curso valoriza muito as atividades práticas e o conteúdo programático é marcado pelas disciplinas básicas de ciências biológicas. Ao optar pela pós-graduação na área de enfermagem, o profissional se dedicará a uma série de pesquisas a respeito de uma especialidade.

Em São Paulo há várias universidades que oferecem espaço para a especialização do enfermeiro, tanto públicas como particulares. No programa de pós os profissionais da saúde participam ativamente de pesquisas e contam com o auxílio dos professores para defender teses e aprofundar os conhecimentos sobre um determinado assunto.

A Universidade de São Paulo (USP) promove um dos melhores programas de mestrado em enfermagem SP. Os enfermeiros escolhem qual o melhor núcleo para aprofundar os estudos e dispõem de uma moderna infraestrutura para pesquisas. É importante lembrar que a escola de enfermagem da USP trabalha com três programas diferentes de pós e encaminha os enfermeiros para o doutorado.

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) também oferece cursos de pós em enfermagem SP para capacitar grandes profissionais da área da saúde. Para ingressar no mestrado é necessário passar pelo processo seletivo e defender uma tese de pesquisa bem embasada.

Algumas instituições particulares se destacam com os programas de pós-graduação em enfermagem, como a PUC Minas e a São Camilo. Lembrando que existem varias áreas para se especializar como enfermagem do trabalho, ontológica, pediátrica, entre outras.

Top