quarta-feira, 28 de setembro de 2022 - 28/09/2022 16:51:02
MundodasTribos

O Brasil ainda é um país muito desigual.E é justamente nesse intuito que o Governo Federal tem programas de benefícios sociais como o auxílio moradia para pessoas mais carentes. 

Continue lendo para saber mais sobre o benefício.

O que este artigo aborda:

Como funciona o programa Auxílio Moradia

Tenha em mente que a moradia é um direito assegurado pela Constituição Federal. Por conta disso, o auxílio moradia foi desenvolvido pelos órgãos públicos a fim de beneficiar as camadas mais carentes da sociedade.

Vale ressaltar que o benefício é temporário e nenhum estado ou município tem obrigatoriedade de oferecê-lo à população, o que faz com que o recebimento do valor seja relativo conforme a região onde a família afetada reside. Normalmente, o pagamento é feito durante seis meses, mas pode ser prorrogado em caso de comprovação de extrema necessidade.

Requisitos para participar do auxílio moradia

Famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social e/ou física têm direito a receber o auxílio.

 

Para que seja possível ter acesso ao benefício, é preciso comprovar que o indivíduo não tem imóvel próprio e que não tem recursos para pagar um aluguel.

Os valores oferecidos às famílias são transferidos diretamente às prefeituras ou ao Estado, o qual encaminhará a verba para cada família, equivalente ao pagamento do aluguel de onde ela está se abrigando. Posteriormente é transferida diretamente para a conta do(a) proprietário(a) do imóvel.

Durante o período de recebimento, as famílias são acompanhadas por equipes de Assistência Social, que avaliarão a situação dos moradores durante o período.

Lembrando que o pagamento do auxílio aluguel para carentes é temporário, ou seja, os beneficiários não receberão o valor por muito tempo. Por conta disso, os familiares são encaminhados a programas habitacionais de interesses sociais, como o cadastro em programas de geração de renda ou qualificação profissional.

Isso tem por objetivo encerrar o pagamento com a família tendo condições de se manter financeiramente ao final do programa.

Como fazer o cadastro

Tenha em mente que a solicitação do auxílio aluguel ou auxílio moradia para carentes geralmente é feita diretamente na prefeitura.

Ou seja, se você e sua família se qualificam para o recebimento do benefício, procure o setor da Defesa Civil ou Assistência Social da sua cidade.

Valor do auxílio moradia

Os valores do bolsa aluguel, aluguel social ou auxílio moradia (como geralmente é chamado), podem variar entre R$250 e R$800.

Existem casos de suspensão do benefício, caso algum dado fornecido seja falso ou omisso, seja sobre sua família ou sobre a sua renda; caso haja imóvel próprio em outra localidade e caso haja fraude de documentos para recebimento do dinheiro.

Auxílio para estudantes

Não são apenas famílias em situação de vulnerabilidade que são beneficiadas com o auxílio aluguel. Estudantes de baixa renda também podem requerer o apoio financeiro.

Muitas vezes, para que os estudantes possam continuar na universidade, é preciso se mudar de cidade. Essa é uma realidade complexa para alunos de origem carente, que não conseguem conciliar os horários com o trabalho, fazendo-os, muitas vezes, trancarem o curso. Além disso, outros gastos, como alimentação e transporte, tornam essa mudança ainda mais inviável para aqueles que garantiram uma vaga na universidade, mas que têm barreiras financeiras impedindo de engrenar no futuro.

Saiba que o Ministério da Educação (MEC) oferece auxílio aluguel para alunos comprovadamente de baixa renda.

Geralmente, o apoio financeiro é de 400 reais e, para recebê-lo, o estudante precisa preencher vários requisitos, como:

  • Estar matriculado em uma instituição de ensino pública;
  • Estar matriculado em curso com carga horária maior que 5 horas, pois precisam estar dedicados unicamente aos estudos;
  • Não pode ter vínculos empregatícios, como CLT;
  • Não pode ter renda familiar maior que 1 salário mínimo e meio por pessoa.

Como vimos, o auxílio moradia voltado para pessoas carentes é um benefício extremamente útil para cidadãos financeira e fisicamente prejudicados. Se você se enquadra nesses fatores e reside numa cidade onde o programa é válido, vá diretamente ao poder executivo do seu município e confira se tem direito de receber o apoio.

O conteúdo "Auxílio Moradia: Como Funciona, Cadastro" foi feito por Isabella e distribuído por MundodasTribos na categoria Programas do Governo em .

Isabella

Formada em Bacharel em Comunicação Social, Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e com Pós-graduação em Comunicação com o Mercado na mesma faculdade. Produtora de conteúdo desde 2014.

1

Pode ser do seu interesse

Novas regras seguro-desemprego 2012

Novas regras seguro-desemprego 2012

Aplicativos com calendários do PIS 2016

Aplicativos com calendários do PIS 2016

FGTS disponibiliza saques até fevereiro de 2022

FGTS disponibiliza saques até fevereiro de 2022

Domésticas sem FGTS poderão ter direito a seguro-desemprego

Domésticas sem FGTS poderão ter direito a seguro-desemprego

Veja quem receberá o Auxílio Emergencial nesta quarta-feira

Veja quem receberá o Auxílio Emergencial nesta quarta-feira

Vítimas de violência doméstica terão Auxílio Transporte

Vítimas de violência doméstica terão Auxílio Transporte