Auto-Tune: o que é

Depois que Demi Lovato levou uma patada de um dos participantes do programa de calouros ‘X Factor’, todas as pessoas estão interessadas em saber…

Por Isabella Moretti em 17/09/2012

Depois que Demi Lovato levou uma patada de um dos participantes do programa de calouros ‘X Factor’, todas as pessoas estão interessadas em saber mais sobre o auto-tune. A cantora americana foi acusada de adotar esta técnica para cantar, que consiste em um tipo de processador aplicado para melhorar o desempenho vocal.

O auto-tune funciona como um photoshop sonoro, capaz de corrigir imperfeições da voz e adicionar efeitos. (Foto:Divulgação)

Saiba mais sobre o auto-tune

O auto-tune é um recurso que está presente em todos os estúdios de gravação, com o objetivo de corrigir imperfeições da voz ou adicionar efeitos. O software foi criado em 1998, mas desde seu lançamento as ferramentas foram aprimoradas para melhorar os notas vocais dos cantores.

Através do auto-tune, os artistas podem gravar as músicas com mais precisão, corrigindo assim algumas notas que não foram bem reproduzidas. Alguns ajustes realizados pelo programa de áudio são bem sutis e os fãs não são capazes de perceber. Já outros são fáceis de notar, pois realizam uma mudança que realmente faz parte do single, como é o caso da voz robótica.

O auto-tune se tornou popular a partir da música Believe, lançada por Cher no ano de 1998. Na época, o efeito da voz sintética ainda era pouco explorado, porém não demorou muito para que vários artistas se interessassem pelo programa para gravar músicas mais trabalhadas. O efeito da voz metalizada se transformou em uma das principais marcas da geração 2000.

Demi Lovato foi julgada por usar o auto-tune. (Foto:Divulgação)

O Photoshop sonoro já foi aderido por vários artistas, em especial aqueles que representam a pop music, como Avril Lavigne, Justin Bieber, Lady Gaga, Rihanna, Beyoncé, Myley Cyrus e Kesha. Em contrapartida, alguns músicos, menosprezam os recursos do auto-tune e apostam na afinação natural da voz, como é o caso de Adele e Michael Bublé.

O auto-tune, desenvolvido e lançado pela Antares Technologies, não é o único calibrador de voz usado pelos músicos. Atualmente existem outros programas com a mesma finalidade, como é o caso do Melodyne.

Saiba mais: Conheça o Auto-Tune, o Photoshop da voz

Caso Demi Lovato

Demi Lovato, que atualmente é jurada do ‘X Factor’ ao lado de Britney Spears e LA Reid, se sentiu ofendida por um dos competidores, que menosprezou a sua voz. Depois de assistir o desempenho de um candidato, a cantora criticou:“Muitas pessoas se esforçam muito para alcançar seus sonhos, mas não é para qualquer um”. Em resposta, ele retrucou com um comentário agressivo: “É por isso que você usa autotune, e eu não”.

Participante do ‘X Factor’ que retrucou com Demi Lovato. (Foto:Divulgação)

Como a Demi ficou sem saber o que dizer a respeito do comentário do auto-tune, Britney saiu em sua defesa, dizendo ao candidato: “Eu quero saber quem deixou você subir no palco. Eu me sinto desconfortável só de você olhar para mim”.

Veja também: Demi Lovato troca a cor do cabelo

Top