Conheça o Auto-Tune, o Photoshop da voz

PUBLICIDADE

Você já deve ter visto alguns exemplos do que a tecnologia para o tratamento de imagens pode fazer com fotografias, como no caso de uso do Photoshop. Além das imperfeições visuais, há outro programa que atua intensamente no ramo da música que corrige os deslizes nas tonalidades da voz.

O Auto-Tune é um software profissional para a edição de áudio famoso por corrigir digitalmente a entonação da voz humana. Em outras palavras, a pessoa pode cantar fora do tom da música que o programa se encarrega dos devidos reparos.

E o talento, onde fica?

Claro que a utilização de um recurso tecnológico para corrigir problemas com a voz coloca em xeque o talento natural do artista segundo a opinião dos fãs. Segundo o caso da cantora mirim Rebecca Black, por exemplo, seu primeiro videoclipe lançado no YouTube teve um grande número de visualizações, mas bateu o recorde do site em número de desaprovações.

PUBLICIDADE

Fryday – Rebecca Black / Exemplo de uso do Auto-Tune

O single Fryday de Rebecca Black faz uso do Auto-Tune e de vários outros efeitos para voz. Segundo os fãs, o uso do programa para corrigir as imperfeições da voz é o principal alvo das críticas. Recentemente, a cantora lançou seu terceiro single: Person of Interest. Desta vez, Rebecca Black dispensou o programa e, segundo sua assessoria, cantou com a sua voz natural.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.