Aumente a concentração nos estudos com 6 dicas

Aumente a concentração nos estudos com 6 dicas. Manter a mente focada nos cadernos, livros e videoaulas não é tarefa fácil. É preciso superar…

Aumente a concentração nos estudos com 6 dicas. Manter a mente focada nos cadernos, livros e videoaulas não é tarefa fácil. É preciso superar a procrastinação, se livrar das distrações e estabelecer um objetivo. Leia a matéria e confira conselhos para se concentrar mais nos estudos.

Aumente a concentração nos estudos com 6 dicas. (Foto Ilustrativa)

Aumente a concentração nos estudos com 6 dicas. (Foto Ilustrativa)

Muitos jovens estão aproveitando o ano de 2016 para se preparar para vestibulares, Enem e concursos. Mesmo com o plano de estudo pronto, eles sentem dificuldades de concentração. Em todo caso, é muito importante otimizar o processo de aprendizado e fugir de lugares que causam interferência nos estudos.

Leia mais: 10 dicas para aumentar a concentração

Aumente a concentração nos estudos com 6 dicas

O seu cérebro tem apresentado dificuldades na hora de se concentrar? Então aumente a concentração nos estudos com 6 dicas:

Elimine distrações

O primeiro passo para aumentar a concentração nos estudos é eliminar todas as distrações. Escolha um lugar tranquilo, silencioso e arejado para estudar diariamente. Evite ouvir músicas e deixe o celular bem longe da escrivaninha. A imersão deve ser total!

Crie um ritual

É importante criar um ritual para estudar. (Foto Ilustrativa)

É importante criar um ritual para estudar. (Foto Ilustrativa)

Antes de mergulhar nos estudos, vale a pena criar um ritual. Faça um alongamento, pegue um copo de água, coma um chocolate e ouça uma música para relaxar. Esse ritual parece simples, mas ajuda o cérebro a reconhecer a hora de estudar.

Escreva à mão

Para estudar de verdade, não basta apenas fazer uma leitura superficial do conteúdo. É preciso destacar os pontos principais e fazer anotações. Escreva os resumos, fichamentos e esquemas à mão e de forma concisa, para entender melhor o assunto e fixá-lo na mente. Lembre-se de que escrever no papel é muito melhor para o aprendizado do que simplesmente digitar.

Leia Também:  Lista de instituições que participam do Sisu 2018

Saiba mais: Alimentos que aumentam a concentração

Estude sozinho

A concentração é muito maior no estudo solitário, portanto, procure estudar sozinho diariamente. Explique a matéria para si mesmo, em voz alta.

Revise a matéria

A revisão é o fator chave para o sucesso nos estudos. Depois de concluir um assunto, leia as anotações e resolva exercícios relacionados. Após alguns dias, retome o mesmo conteúdo. Com isso, o cérebro entenderá a importância de memorizar.

Reserve um tempo para fazer a revisão do conteúdo. (Foto Ilustrativa)

Reserve um tempo para fazer a revisão do conteúdo. (Foto Ilustrativa)

Respeite o seu tempo

Estude no período do dia em que você é mais produtivo. Quando a concentração estiver difícil, faça um pequeno intervalo e depois retome os estudos. A frequência de pausas depende muito do ritmo do estudante.

Veja também: Como estudar para concursos públicos em casa

É importante que você aumente a concentração nos estudos com 6 dicas, pois só assim terá chances de ter um bom desempenho nas provas mais concorridas do país. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre educação.

 

Top