Capital e cidade mais importante de Portugal, Lisboa tem sido um dos destinos mais procurados pelos brasileiros que viajam em direção à Europa, não só por causa das facilidades proporcionadas pelo idioma, mas também devido aos diversos pontos turísticos e a toda a história que o município tem.
Economize também na hospedagem: Hotéis baratos em Lisboa – Portugal
Para quem visita a capital portuguesa, é importante saber que há diversas atrações gratuitas em Lisboa, que você não pode deixar de conhecer. Confira algumas das opções.
Outros lugares que você não pode deixar de visitar: Passeios em Lisboa – dicas, sugestões
Museu do Oriente
O Museu do Oriente conta com milhares de peças de arte chinesas, japonesas, indianas e timorenses, divididas entre as temáticas religiosa, cultural, artística e antropológica. Situado ao lado do Rio Tejo, nas proximidades do Bairro de Belém, ele disponibiliza visitas gratuitas às sextas-feiras, entre as 18h e as 22h.
Casa Fernando Pessoa
A casa em que viveu o poeta, escritor e filósofo Fernando Pessoa é uma das principais atrações turísticas de Lisboa. A fachada do edifício e o quarto ocupado por ele ainda carregam as suas características originais, mostrando como essa importante personalidade do país vivia.
Além disso, o museu disponibiliza textos originais do autor, objetos pessoais, máquina de escrever, fotos e informações completas sobre a vida de Fernando Pessoa. O espaço cultural funciona diariamente, sempre com entrada franca, onde você pode acompanhar também performances musicais, oficinas e sessões de leitura de poemas.
Museu da Eletricidade
Marco arquitetônico da cidade, o Museu da Eletricidade de Lisboa encanta a todos os visitantes. Além de várias exposições itinerantes, ele conta com exposições fixas dedicadas a todos os cientistas que contribuíram para o desenvolvimento da eletricidade e com um acervo que mostra as instalações da antiga termoelétrica da cidade.
Mude
O Museu de Design e da Moda é ponto de parada obrigatório para quem adora a moda portuguesa. Lá estão disponíveis 300 peças, que mostram um pouco da criatividade dos designers portugueses ao longo dos últimos anos.
Abadia Maçônica
Inaugurado em 1917, o restaurante maçônico Abadia, que fica dentre do Palácio Foz, permite conferir um pouco do clima das reuniões secretas organizadas pelos adeptos da maçonaria. É importante lembrar que lá não são mais servidas refeições. As visitas devem ser agendadas com antecedência.
Teatro Nacional D. Maria II
O belíssimo teatro, inaugurado em 1846, oferece visitas gratuitas guiadas, às segundas-feiras, a partir das 11h30. Conduzidos por guias especializados, os turistas podem conhecer a sala de espetáculos, os camarins, ateliês e outras dependências do edifício. Os interessados devem agendar o passeio com antecedência.