Atividades Físicas Ajudam na Prevenção de Osteoporose

A osteoporose é uma doença que atinge os ossos do corpo humano, causando o desgaste do osso e a redução da quantidade de cálcio…

A osteoporose é uma doença que atinge os ossos do corpo humano, causando o desgaste do osso e a redução da quantidade de cálcio dentro dele. Normalmente, a doença atinge as mulheres após a menopausa, no entanto, também pode ocorrer devido a outras doenças, numa idade mais jovem ou até mesmo em homens. Apesar de não haver uma cura específica para esta doença, há prevenção, e uma delas é a atividade física. Confira a seguir, como a atividade física interfere na prevenção desse male.

Primeiramente, deve-se saber o que é a osteoporose. A osteoporose é uma doença metabólica do osso, o qual enfraquece devido à perda de sua massa, o que facilita o acontecimento de fraturas. Pelo fato de ainda não existir uma cura para a mesma, é importante fazer a prevenção. Especialistas aconselham todas as pessoas, principalmente os idosos, a prepararem uma dieta rica em cálcio, com alimentos como brócolis, peixe, feijão e leite.

Além da dieta, é muito importante a prática de atividades físicas e banho de sol. A atividade física aumenta a musculatura sobre os ossos, sendo este, um estímulo essencial para o aumento e a conservação da massa óssea. Os exercícios devem ser praticados regularmente, ou seja, três vezes por semana, com intervalos entre sessões de um a dois dias. O principal objetivo do exercício físico é evitar a perda óssea que acontece com a ociosidade, o qual pode diminuir o risco de fraturas.

É de extrema importância que os exercícios sejam praticados com a pessoa suportando seu próprio peso, em função da força que os músculos preenchem sobre os ossos da coluna e dos membros inferiores (penas, joelhos e pés). Como a massa óssea está relacionada à ação da musculatura sobre o osso, recomenda-se a prática de exercícios gravitacionais.

Leia Também:  Pacotes Para Fazenda Nova – Preços

A fim de amortecer a incidência de quedas, especialistas recomendam atividades que envolvam exercícios aeróbicos e exercícios de fortalecimento muscular, como é o caso da caminhada. A atividade com peso tende a aumentar a massa muscular e a resistência dos músculos esqueléticos. É importante ressaltar que a redução da força do quadríceps é um risco para o acontecimento de fraturas do quadril.

Para finalizar, os exercícios aeróbicos proporcionam uma redução no processo de osteoporose, tornando a atividade física uma grande aliada na prevenção de doenças. No entanto, a prevenção vai depender tanto da nutrição quanto da atividade física, já que a alimentação rica em cálcio e a prática de exercícios promovem a conservação como o desenvolvimento da massa óssea.

Top