As melhores opções de cursos no Sisu 2016

PUBLICIDADE

Descubra como definir as melhores opções de cursos no Sisu 2016. O Sistema de Seleção Unificada do MEC está recebendo inscrições, mas muitos estudantes estão em dúvida sobre qual graduação escolher na plataforma.

As melhores opções de cursos no Sisu 2016. (Foto Ilustrativa)
As melhores opções de cursos no Sisu 2016. (Foto Ilustrativa)

O Sisu é uma aposta do Ministério da Educação para ampliar o número de brasileiros cursando o ensino superior. Ele dispensa a aplicação do vestibular e utiliza apenas a nota do Enem como critério de seleção. Nesta edição do 1º semestre de 2016, o sistema está com uma oferta de 228 mil vagas, distribuídas em 131 instituições públicas.

Leia mais: Sisu 2016 inscrições abertas: saiba como fazer a sua

PUBLICIDADE

As melhores opções de cursos no Sisu 2016

Veja a seguir algumas dicas que ajudam a definir as melhores opções de cursos no Sisu 2016:

Escolha aquilo que você quer

Na hora de definir as opções de cursos, não adianta apenas levar em consideração a concorrência. O estudante precisa pensar naquilo que realmente quer para a sua carreira, a profissão que sempre sonhou e que combina com o seu perfil. Esse cuidado evita que, no futuro, aconteça o abandono do curso.

Pense na distância

Ao usar a plataforma do Sisu, muitos candidatos não avaliam a questão da distância e cometem o erro de escolher universidades em outros estados. Antes de fazer essa escolha, é fundamental avaliar se existe condições financeiras e psicológicas de morar longe dos familiares.

Você tem condições de ficar distante da família? (Foto Ilustrativa)
Você tem condições de ficar distante da família? (Foto Ilustrativa)

Procure saber mais sobre a instituição

Antes de optar por uma universidade no Sisu, é muito importante fazer uma pesquisa sobre a instituição. Consulte os rankings elaborados por grandes jornais, como é o caso do RUF, da Folha de São Paulo. Também vale à pena conversar com pessoas que estudam ou já estudaram na universidade desejada. Os grupos no Facebook facilitam muito essa troca de informações.

Saiba mais: Sisu 2016: notas de corte – MundodasTribos

A escolha da 1ª e 2ª opção

A 1ª opção deve conter o curso mais desejado pelo estudante, que inclusive pode garantir a participação na lista de espera. Já a 2ª opção pode ser escolhida adotando outro critério, como “menor nota de corte”. A lógica diz que o curso da 2ª opção deve ser menos concorrido do que o curso da 1ª opção.

PUBLICIDADE
A 1ª opção deve ser o curso mais desejado. (Foto Ilustrativa)
A 1ª opção deve ser o curso mais desejado. (Foto Ilustrativa)

Fique de olho na nota de corte

É fundamental que o estudante inscrito no Sisu acompanhe as notas de corte dos cursos que preenchem a 1ª e 2ª opção. Os valores, por sua vez, variam de acordo com o desempenho dos outros participantes no Enem. O processo sofre mudanças na medida em que novos candidatos entram no sistema. Os balanços são divulgados pelo MEC todos os dias, às 9h, durante o período de inscrição.

Veja também: Notas do Enem 2015: confira a sua

Aproveite as dicas de como escolher as melhores opções de cursos no Sisu 2016. Seguindo esses conselhos, com certeza você vai conseguir tirar o melhor proveito possível do sistema. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre educação.

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.