Sisu 2016 inscrições abertas: saiba como fazer a sua

Sisu 2016 inscrições abertas: saiba como fazer a sua

Saiba tudo sobre Sisu 2016 inscrições abertas: saiba como fazer a sua. O Sistema de Seleção Unificada do MEC está distribuindo oportunidades para milhares…

Por Isabella Moretti em 12/01/2016

Saiba tudo sobre Sisu 2016 inscrições abertas: saiba como fazer a sua. O Sistema de Seleção Unificada do MEC está distribuindo oportunidades para milhares de brasileiros. Entenda como funciona o processo seletivo e inscreva-se.

Sisu 2016 inscrições abertas: saiba como fazer a sua. (Foto Ilustrativa)

Sisu 2016 inscrições abertas: saiba como fazer a sua. (Foto Ilustrativa)

Desde 2009, o Sisu tem cumprido o seu papel de distribuir vagas em instituições públicas de ensino superior, principalmente universidades federais. O sistema adota como principal critério de seleção a nota no Enem.

Saiba mais: Sisu – Sistema Integrado de Seleção Unificada

O processo seletivo Sisu 2016 já começou. Nessa edição, o sistema espera ocupar 228 mil vagas em 131 instituições. Entre as universidades participantes, vale destacar UFCE, UFBA, UnB, UFMG, UEMS, UFPE, UEL e UFSC. A USP também está oferecendo oportunidades exclusivas através do sistema.

Sisu 2016 inscrições abertas: saiba como fazer a sua

Para garantir uma vaga no Sisu 2016, é preciso estar de acordo com os pré-requisitos do sistema, ou seja, ter participado da edição 2015 do Enem e obtido nota superior a zero na prova de redação.

Faça a inscrição na página oficial até 14 de janeiro. (Foto Ilustrativa)

Faça a inscrição na página oficial até 14 de janeiro. (Foto Ilustrativa)

Cada curso superior disponível na plataforma tem uma nota de corte, ou seja, a menor nota para o candidato ser selecionado. O curso de Medicina, por exemplo, pede nota mínima de 650. O MEC considera isso como uma referência, para que o estudante possa monitorar a inscrição e realizar mudanças se for necessário.

Veja também: Inscrições para o Sisu 2016 iniciam dia 11 de janeiro

Veja os tópicos a seguir e saiba mais sobre Sisu 2016 inscrições abertas: saiba como fazer a sua.

Inscrições abertas Sisu 2016

Para participar do Sisu 2016, os estudantes devem acessar o site www.sisu.mec.gov.br. Na página, é preciso informar o número de inscrição no Enem 2015, a senha cadastrada no exame e o código de verificação.

Dentro da plataforma, cada candidato precisa escolher duas opções de curso, por ordem de preferência. A inscrição é totalmente gratuita e pode ser realizada em apenas alguns minutos. Ao concluir a inscrição, é possível imprimir o comprovante.

Os estudantes classificados na chamada regular terão um prazo para fazer a matrícula. (Foto Ilustrativa)

Os estudantes classificados na chamada regular terão um prazo para fazer a matrícula. (Foto Ilustrativa)

As inscrições seguem abertas de 11 a 14 de janeiro de 2016. No dia 18 do mesmo mês, o MEC vai disponibilizar o resultado da chamada regular. Os candidatos classificados terão o prazo de 22, 25 e 26 de janeiro para efetuar a matrícula.  Para se matricular, é preciso providenciar os documentos exigidos por cada instituição de ensino superior.

Quem não conseguir se classificar na chamada regular não precisa se desesperar. Entre os dias 18 e 29 de janeiro, o Sisu estará com inscrições abertas para a lista de chamada, a fim de preencher as vagas remanescentes.

Leia mais: SISU 2015 Edital e inscrição

Agora você já sabe tudo sobre o Sisu 2016 inscrições abertas: saiba como fazer a sua. Inscreva-se no processo seletivo e aumente as suas chances de entrar na faculdade. Realize, ainda, o download do aplicativo do Sisu para acompanhar as datas e receber notificações personalizadas. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre educação.

 

Top