As 10 cidades que mais cresceram em 2011 As 10 cidades que mais cresceram em 2011

As 10 cidades que mais cresceram em 2011

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brookings, aponta que Xangai, na China, foi a cidade que mais cresceu economicamente em 2011, em…

Por Editorial MDT em 24/01/2012

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brookings, aponta que Xangai, na China, foi a cidade que mais cresceu economicamente em 2011, em comparação à 2010. Para organizar a lista o instituto utilizou, sobretudo, variáveis como o desenvolvimento da renda média da população e o avanço do nível de emprego.

Não existe entre as dez primeiras, cidades europeia ou dos EUA. Prevalecem cidades orientais e da Ásia, e somente uma latino-americana: o Chile. Confira a seguir o ranking das capitais que mais cresceram:

☰ CONTEÚDO

Xangai

Com uma vasta economia, a capital da China, Xangai, foi a primeira cidade que mais se desenvolveu no ano passado, do ponto de vista econômico. No ano passado, a renda média da população aumentou 9,8% e a oferta de emprego cresceu 5,8%, em comparação à 2010. A capital, atualmente concentra 5% da economia do país.

Riad

A maior cidade da Arábia Saudita, Riad teve o segundo maior crescimento no ano passado, de acordo com o levantamento ad consultoria Brookings. A capital aumentou cerca de 6,3% no nível de emprego no último ano. Os desenvolvimentos tanto na renda média quanto no mercado de trabalho estão associados, principalmente, à indústria de óleo e gás.

Jedá

A cidade também na Arábia Saudita, ficou com o terceiro lugar no ranking das cidades que mais cresceram em 2011. Assim como Riad, a cidade  participou na ampliação da indústria de óleo e gás, e ainda compartilhou o acentuado desenvolvimento da renda média (7%) e no nível de emprego (5,5%).

Izmir

Três cidades turcas estão incluídas no ranking. A mais bem colocada é Izmir, uma das mais importantes cidades da Turquia. Em 2010 e em 2011, a cidade apresentou um crescimento de 5,5% na renda média e 5,6% no nível de emprego. As principais atividades econômicas na cidade estão associadas à produção de alimentos, tabaco e um desenvolvimento na indústria manufatureira.

Hangzhou

Hangzhou é outra cidade que demonstra o ritmo de desenvolvimento acentuado da China. A ampliação da renda média na cidade entre 2010 e 2011 foi de 6,8%, e o mercado de trabalho desenvolveu 5,5% no mesmo intervalo. A cidade se destaca pelo desenvolvimento das indústrias têxtil e de remédios.

Ankara

A capital da Turquia, é a sexta cidade que mais cresceu em 2011, de acordo com o levantamento. As atividades mais relevantes da cidade são a produção de alimentos e as indústrias têxteis e aeroespacial. Entre 2010 e ano passado, o nível de emprego e a renda média na cidade foram de 5,7% e 5,4% respectivamente.

Istambul

Istambul aparece em seguida, na sétima posição. A cidade é uma das mais importantes da Turquia, a qual apresenta uma zona industrial variada.  Ela teve um desenvolvimento de 5,3% na renda média da população, e de 5,6% no nível de emprego, entre 2010/11.

Shenzhen

Com um setor imobiliário e indústria manufatureira acelerados, a cidade é a oitava no ranking das que mais cresceu no mundo inteiro. O desenvolvimento da renda média e da população foi de 6,5% entre 2010/11, e o do nível de emprego de 5,7%.

Santiago

A capital do Chile é a única cidade latino-americana no ranking entre 2010/11, ficando na nona posição. O aumento da renda média neste intervalo foi de 5,7%  e no nível de emprego de 4,9%.

Shenyang

Entre as áreas mais relevantes de Shenyang, as quais lhe renderam a décima posição, estão: manufatura, transporte, softwares e maquinaria. Entre 2010 e 2011, a cidade apresentou um aumento de nível de emprego e de renda de 1,7% e 11,6% respectivamente.

Top