As 10 cidades que mais cresceram em 2011

PUBLICIDADE

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brookings, aponta que Xangai, na China, foi a cidade que mais cresceu economicamente em 2011, em comparação à 2010. Para organizar a lista o instituto utilizou, sobretudo, variáveis como o desenvolvimento da renda média da população e o avanço do nível de emprego.

Não existe entre as dez primeiras, cidades europeia ou dos EUA. Prevalecem cidades orientais e da Ásia, e somente uma latino-americana: o Chile. Confira a seguir o ranking das capitais que mais cresceram:

Xangai

Com uma vasta economia, a capital da China, Xangai, foi a primeira cidade que mais se desenvolveu no ano passado, do ponto de vista econômico. No ano passado, a renda média da população aumentou 9,8% e a oferta de emprego cresceu 5,8%, em comparação à 2010. A capital, atualmente concentra 5% da economia do país.

PUBLICIDADE

Riad

A maior cidade da Arábia Saudita, Riad teve o segundo maior crescimento no ano passado, de acordo com o levantamento ad consultoria Brookings. A capital aumentou cerca de 6,3% no nível de emprego no último ano. Os desenvolvimentos tanto na renda média quanto no mercado de trabalho estão associados, principalmente, à indústria de óleo e gás.

Jedá

A cidade também na Arábia Saudita, ficou com o terceiro lugar no ranking das cidades que mais cresceram em 2011. Assim como Riad, a cidade  participou na ampliação da indústria de óleo e gás, e ainda compartilhou o acentuado desenvolvimento da renda média (7%) e no nível de emprego (5,5%).

Izmir

Três cidades turcas estão incluídas no ranking. A mais bem colocada é Izmir, uma das mais importantes cidades da Turquia. Em 2010 e em 2011, a cidade apresentou um crescimento de 5,5% na renda média e 5,6% no nível de emprego. As principais atividades econômicas na cidade estão associadas à produção de alimentos, tabaco e um desenvolvimento na indústria manufatureira.

Hangzhou

Hangzhou é outra cidade que demonstra o ritmo de desenvolvimento acentuado da China. A ampliação da renda média na cidade entre 2010 e 2011 foi de 6,8%, e o mercado de trabalho desenvolveu 5,5% no mesmo intervalo. A cidade se destaca pelo desenvolvimento das indústrias têxtil e de remédios.

Ankara

A capital da Turquia, é a sexta cidade que mais cresceu em 2011, de acordo com o levantamento. As atividades mais relevantes da cidade são a produção de alimentos e as indústrias têxteis e aeroespacial. Entre 2010 e ano passado, o nível de emprego e a renda média na cidade foram de 5,7% e 5,4% respectivamente.

Istambul

Istambul aparece em seguida, na sétima posição. A cidade é uma das mais importantes da Turquia, a qual apresenta uma zona industrial variada.  Ela teve um desenvolvimento de 5,3% na renda média da população, e de 5,6% no nível de emprego, entre 2010/11.

PUBLICIDADE

Shenzhen

Com um setor imobiliário e indústria manufatureira acelerados, a cidade é a oitava no ranking das que mais cresceu no mundo inteiro. O desenvolvimento da renda média e da população foi de 6,5% entre 2010/11, e o do nível de emprego de 5,7%.

Santiago

A capital do Chile é a única cidade latino-americana no ranking entre 2010/11, ficando na nona posição. O aumento da renda média neste intervalo foi de 5,7%  e no nível de emprego de 4,9%.

Shenyang

Entre as áreas mais relevantes de Shenyang, as quais lhe renderam a décima posição, estão: manufatura, transporte, softwares e maquinaria. Entre 2010 e 2011, a cidade apresentou um aumento de nível de emprego e de renda de 1,7% e 11,6% respectivamente.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.