Como escolher ar condicionado com capacidade certa

O ar condicionado é um equipamento essencial para tornar os dias de verão mais frescos e agradáveis. No entanto, com tantas opções disponíveis no…

O ar condicionado é um equipamento essencial para tornar os dias de verão mais frescos e agradáveis. No entanto, com tantas opções disponíveis no mercado, os consumidores costumam ficar em dúvida sobre qual o melhor modelo para comprar e instalar em casa.

Vários fatores devem ser levados em conta na hora de escolher o ar condicionado. (Foto:Divulgação)

Para escolher com bom senso o ar condicionado ideal, é importante conhecer as características de cada aparelho, inclusive no que diz respeito à capacidade. Às vezes um modelo pode até ser mais barato, mas não oferece todos os recursos que o consumidor procura.

Tipos de ar condicionado

Alguns aspectos devem ser considerados na hora de escolher o melhor equipamento, como potência, preço e facilidades de instalação. Veja a seguir os tipos mais comuns de ar condicionado:

Ar condicionado de janela: o aparelho torna o ambiente interno muito mais agradável, pois esfria o ar com facilidade. Ele também tem a vantagem de ter um custo inicial mais baixo do que os outros modelos avançados. Este ar condicionado, também chamado de janeleiro, pode não ser tão eficaz em espaços maiores e faz um ruído desagradável.

Ar condicionado split: trata-se da evolução do janeleiro, caracterizada pela separação da condensadora e a evaporadora. O equipamento mais barulhento pode ser instalado na parte externa, o que reduz significativamente o ruído desagradável dentro de casa. Este modelo de ar condicionado também tem a vantagem de ser mais econômico, já que consome até 40% a menos de energia do que o de janela.

O ar condicionado split é um dos mais vendidos. (Foto:Divulgação)

O ar condicionado split é o mais vendido no mercado, podendo assim ser encontrado em várias versões, que se distinguem quanto ao design e posicionamento no ambiente. Outro fator que costuma ser diferente de acordo com o modelo de equipamento é a capacidade.

Continuar Lendo  Roteadores e Modens em Oferta

Saiba mais: Ar condicionado mais barato, preços, onde comprar

Como escolher a capacidade certa?

A capacidade do ar condicionado está relacionada à potência de refrigeração, que normalmente é dada em BTU (British Thermal Unit). Para diminuir a temperatura de meio litro de água em 0,56 ºC é necessário 1BTU. Para que a capacidade seja calculada, também é importante considerar o tamanho do espaço no qual o equipamento será instalado.

Na prática, a capacidade varia de acordo com a intensidade de calor recebida pelo espaço, ou seja, se a quantidade de sol é maior pela manhã, à tarde ou durante o dia todo.

Sem o cálculo certo sobre a potência do ar condicionado, o equipamento de refrigeração pode não conseguir cumprir a sua principal tarefa, ou seja, tornar o ambiente mais fresco e agradável.

Veja a seguir algumas indicações de potência para ambientes de diferentes tamanhos. Estas informações podem facilitar a escolha do ar condicionado ideal.

A potência ideal do ar-condicionado considera o tamanho do lugar e a intensidade de calor. (Foto:Divulgação)

– Área com 9 m2:  7.500 BTU’s (sol de manhã) e 9.000 BTU’s (sol à tarde ou o dia todo).

– Área com 12 m2: 9.000 BTU’s (sol de manhã) e 10.000 BTU’s (sol à tarde ou o dia todo).

– Área com 20 m2: 10.000 BTU’s (sol de manhã) e 12.000 BTU’s (sol à tarde ou o dia todo).

– Área com 25 m2: 12.000 BTU’s (sol de manhã) e 15.000 BTU’s (sol à tarde ou o dia todo).

– Área com 30 m2: 15.000 BTU’s (sol de manhã) e 18.000 BTU’s (sol à tarde ou o dia todo).

– Área com 40 m2: 18.000 BTU’s (sol de manhã) e 21.000 BTU’s (sol à tarde ou o dia todo).

Continuar Lendo  Ar condicionado: vantagens e desvantagens

– Área com 50 m2: 21.000 BTU’s (sol de manhã) e 30.000 BTU’s (sol à tarde ou o dia todo).

– Área com 60 m2: 21.000 BTU’s (sol de manhã) e 30.000 BTU’s (sol à tarde ou o dia todo).

– Área com 70 m2: 30.000 BTU’s (sol de manhã) e 30.000 BTU’s (sol à tarde ou o dia todo).

Veja também: Ar Condicionado – dicas como comprar

Top