Aprendiz Legal Inscrições 2020

PUBLICIDADE

Os jovens brasileiros que estão aguardando pela primeira oportunidade de emprego podem encontra-la através do Aprendiz Legal, um programa de aprendizagem que tem o objetivo de contribuir com a entrada desses jovens no mercado de trabalho e ajuda-los a se profissionalizar cada vez mais.

Quando participa desse programa, o jovem brasileiro tem direito a vários benefícios trabalhistas, além de participar de um curso profissionalizante. Confira todos os detalhes do Aprendiz Legal a seguir.

O que é Aprendiz Legal

O Aprendiz Legal é um programa do governo federal brasileiro que atua inserindo jovens no mercado de trabalho através de instituições de ensino e empresas de vários portes. Enquanto realiza uma espécie de estágio na empresa, o jovem também ganha uma vaga em um curso profissionalizante para obter qualificação profissional.

PUBLICIDADE

Os jovens que são contratados perante o programa ganham salário, férias, 13º salário, vale transporte, vale alimentação e usufruem de vários outros benefícios. Diversas empresas do nosso país oferecem todos os anos oportunidades de emprego através do Aprendiz Legal, essa pode ser a sua chance de ser contratado.

Como funciona o Aprendiz Legal

Para participar do programa, o jovem precisa atender a alguns requisitos e participar do processo seletivo da empresa na qual desejam trabalhar. Geralmente, esse processo seletivo é realizado pela própria empresa ou por uma instituição de ensino parceira, como o CIEE.

Quando é contratado, o jovem tem um contrato de trabalho com uma duração de até 2 anos e, durante esse período, recebe capacitação profissional tanto na empresa quanto através do curso profissionalizante. Uma das grandes vantagens do Aprendiz Legal é o fato de promover conhecimento teórico e prático ao jovem.

Para garantir a sua participação, é fundamental atender aos requisitos como ter entre 14 e 24 anos incompletos e estar cursando o ensino fundamental/médio ou já ter terminado.

PUBLICIDADE

Cadastro Aprendiz Legal

Para realizar o seu cadastro no Aprendiz Legal, o jovem precisa entrar em contato com as instituições e órgãos conveniados. Na grande maioria dos estados, o responsável por realizar esses processos seletivos é o CIEE. Assim, você precisa se cadastrar no site e conferir as oportunidades para sua região.

Quando encontrar um processo seletivo de Jovem Aprendiz para sua cidade, basta se inscrever conforme as recomendações da página.

Vagas para Aprendiz Legal

Com o Aprendiz Legal os jovens brasileiros têm uma excelente oportunidade para começar a trabalhar e adquirir experiência profissional. Ao término do programa, o jovem terá uma boa carga de conhecimento que lhe ajudará a conseguir emprego em diversas áreas.

A grande maioria das oportunidades do Aprendiz Legal é para cargos na área administrativa, mas é possível encontrar opções variadas.

Lei da Aprendizagem

PUBLICIDADE

A Lei da Aprendizagem é o que regulamenta e garante o funcionamento do Aprendiz Legal. Nela também constam todos os benefícios que devem ser pagos ao jovem contratado, assim como todos os direitos e deveres do mesmo e da empresa. Essa lei também estabelece que empresas de médio ou grande porte reservem de 5% a 15% do seu quadro de funcionários, a jovens do Aprendiz Legal.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.