Dicas para melhorar seu cérebro comendo

Confira Dicas para melhorar seu cérebro comendo.  Comer pode ser uma atividade tão rotineira para as pessoas, que a grande maioria nem se pergunta…

Por Redacao em 19/09/2014

Confira Dicas para melhorar seu cérebro comendo.  Comer pode ser uma atividade tão rotineira para as pessoas, que a grande maioria nem se pergunta sobre a qualidade daquele produto e quais benefícios ou malefícios trará para sua saúde. Mas quem consegue comer de forma saudável tem muitos benefícios, inclusive prevenir a decadência cognitiva do cérebro. O declínio cognitivo pode levar à perda de memória, além de ficar mais complicado de se comunicar ou aprender novas tarefas.

Confira: Açúcar aumenta pressão mais que sal

Dicas para melhorar seu cérebro comendo - Uma alimentação saudável é uma das maneiras mais conhecidas de ter um cérebro saudável (Foto: Divulgação)

Dicas para melhorar seu cérebro comendo

Você sabia que consumir grãos, frutas e vegetais em grandes quantidades todos os dias, por exemplo, além de fazer bem para a saúde, fazem mais bem também para seu cérebro? São diversas as dicas para melhorar seu cérebro comendo, confira:

  • Cafeína – Pesquisas mostram maior pontuação de teste para os estudantes que bebem café antes de grandes provas. Em outros estudos, foi demonstrado que a cafeína demais leva a decisões de qualidade inferior. Por isso a dica é equilíbrio.
  • Evite o açúcar – Açúcares ou carboidratos (que depois viram açúcar em nosso organismo) dão uma sensação de lerdeza tornando difícil pensar claramente. Esse o resultado da insulina correndo para a corrente sanguínea para neutralizar a corrida do açúcar. Evite massas, açúcares, pão branco e batata frita antes de quaisquer tarefas mentais importantes.
  • Ácidos graxos e omega 3-  Inclua ácidos graxos com ômega 3 em sua dieta, eles podem ser localizados no salmão, na sardinha e também no atum. Invista em saladas, alimentos grelhados e grãos integrais.
  • Evite alimentos que causam alergias sutis – Esses fatores podem incluir o trigo, milho, amendoim e produtos lácteos. Observar a si mesmo para ver se você tem um problema com qualquer um destes alimentos ou outros elementos. Eles causam problemas digestivos e nublam o cérebro em algumas pessoas.
  • Importância do peixe – Comer peixe realmente acelera as ondas cerebrais e melhora a concentração. Os pesquisadores também descobriram uma correlação quase perfeita entre a ingestão de peixes e a redução nos níveis de depressão em vários países do mundo. Os EUA têm 24 vezes a incidência de depressão do Japão, por exemplo, onde a ingestão de peixe é muito maior.
Leia também: Os melhores grãos para emagrecer e ganhar mais saúde

Evite alimentos com muito açúcar e baixo valor nutricional (Foto: Divulgação)

  • Evite refrigerantes – Refrigerantes no café da manhã podem prejudicar capacidade cognitiva.
  • Saladas sempre – Saladas são fundamentais, já que o cérebro produz grande quantidade de energia – e também muitos radicais livres. Por serem antioxidantes, as vitaminas C e E atuam como neuroprotetores. A vitamina B12 e o ácido fólico melhoram a memória.
  • Legumes e verduras sempre-  A ingestão de verduras e legumes crus ricos em vitaminas e betacarotenos, ajuda a manter os neurônios em bom estado.
  • Evite gorduras trans – Como por exemplo: guloseimas altamente processadas, como bolos, massas doces e salgadas e biscoitos. Cérebros são constituídos por cerca de 60% de lipídios; mas, se gorduras trans entupirem o sistema apenas os ácidos graxos podem “salvar” a saúde do seu cérebro.

Outras maneiras de melhorar seu cérebro

Além das dicas para melhorar seu cérebro comendo existem outra maneiras de melhorar a capacidade do seu cérebro com dicas básicas para o dia a dia, confira algumas:

Dormir melhor –  Se você tem certa quantidade de sono, provavelmente um mínimo de cinco horas, a qualidade parece ser mais importante do que a quantidade. Cochilos curtos na parte da tarde parecem funcionar bem para recarregar o cérebro de algumas pessoas.

Escrever – Escrever é bom para a sua mente de várias maneiras.Diários, crônicas, poesia, anotações e escrever histórias são formas de usar a escrita para aumentar seu poder cerebral.

Exercícios de atenção. Aprenda a parar e observar a sua mente ocupada. Como você percebe as coisas que estão sutilmente lhe incomodando e lidar com elas. Isso pode significar dar um telefonema que você precisa fazer e que ainda não foi feito, ou colocar as coisas que você tem para fazer em uma lista, para que você possa esquecê-los por enquanto.

A meditação ajuda a organizar os pensamentos (Foto: Divulgação)

Leia mais: Dieta da água para você perder peso

Sente-se direito. Postura afeta o seu processo de pensamento.

Meditar. Quando sua mente vagueia, basta trazer de volta sua atenção para sua respiração. Cinco ou dez minutos deste exercício geralmente irão lhe relaxar, limpar sua mente e deixá-lo mais preparado para qualquer tarefa mental.

Hábitos de bons pensamentos. Basta usar uma técnica de resolução de problemas por várias semanas e ele se tornará um hábito.

Top