Entenda porque pão integral industrializado é pior que pão branco

Entenda porque pão integral industrializado é pior que pão branco

Entenda porque pão integral industrializado é pior que pão branco, contrariando o pensamento de muitos. O médico clínico geral e autor de vários livros…

Por Élida Santos em 25/03/2015

Entenda porque pão integral industrializado é pior que pão branco, contrariando o pensamento de muitos. O médico clínico geral e autor de vários livros sobre enxaqueca, Alexandre Feldman, simplesmente defende que o pão integral industrializado pode ser pior do que o pão branco. A teoria do médico defende que a presença dos chamados antinutrientes, que impedem a absorção dos nutrientes pelo corpo é maior em pães industriais integrais.

Entenda porque pão integral industrializado é pior que pão branco (Foto: Divulgação)

Leia mais informações sobre: Dieta do pão integral emagrece e alimenta

Entenda porque pão integral industrializado é pior que pão branco

Entenda porque pão integral industrializado é pior que pão branco e essa relação nada tem a ver com os produtos industriais que estão nos integrais. O problema está mesmo nas sementes, que possuem essas substâncias chamadas de antinutrientes, impedindo a germinação das vitaminas em nosso corpo.

Nutrientes não neutralizadas

No pão integral industrializado que comemos sempre e encontramos com maior facilidade, e de acordo com Feldman, esses antinutrientes não são neutralizados. Quando o pão é caseiro nada disso acontece, o que prejudica a absorção das vitaminas, de minerais e proteínas pelo corpo.

Saiba mais informações sobre: Alimentos ricos em proteínas e carboidratos

Arranhando o intestino

Segundo o médico, “dependendo do tipo de fibras, elas podem ‘arranhar’ o intestino, deixando-o mais permeável, induzindo a absorção de moléculas maiores que o normal, que uma vez dentro da circulação sanguínea são reconhecidas como corpos estranhos, e gerando produção de anticorpos e um estado inflamatório no corpo”.

Como neutralizar isso?

Para minimizar o problema e neutralizar os antinutrientes é necessário deixar a fibra mais mole. O feijão, por exemplo, deve deixar de molho em água e soro de iogurte por 24 horas faz com que essas fibras se tornem mais palpáveis ao organismo.

O pão branco, ao contrário do pão integral, não tem fibras, mas somente a parte refinada da farinha, que se transforma de modo muito rápido em açúcar no sangue. “Se comer com um pouco de gordura, como a manteiga, o açúcar é absorvido mais devagar”, explica o médico.

Top