Aprenda Como Cuidar Da Sua Boca

Todo o corpo deve receber cuidados, mas os lábios as vezes acaba ficando em segundo plano. Porém, o que é preciso saber é que…

Por Redacao em 12/06/2016

Todo o corpo deve receber cuidados, mas os lábios as vezes acaba ficando em segundo plano. Porém, o que é preciso saber é que a boca é sensível, principalmente durante o tempo frio, o que exige maior atenção. Para tanto, veja as super dicas abaixo e mantenha os cuidados com a sua boca em dia.

A boca necessita de cuidados diários tanto no frio, quanto no calor (Foto: Divulgação MdeMulher)

A boca necessita de cuidados diários tanto no frio, quanto no calor (Foto: Divulgação MdeMulher)

Dicas para cuidar dos lábios

Hidrate-os porque  a pele fina dos lábios é delicada e propensa a ressecar. Somando o contato constante com a saliva, a tendência ao ressecamento aumenta. Passe um hidratante labial, de preferência que inclua proteção solar na formulação. Não passe a língua para umedecer o lábio, pois, a saliva vai ressecar mais ainda sua boca.

Proteja-os do sol: é importante sempre lembrar que do mesmo jeito que seu rosto precisa de protetor solar seus lábios também precisam, pois a pele dos lábios é tão atingida pelos raios ultravioleta quanto qualquer outra área da pele exposta ao sol.

Abandone o hábito de fumar: Pessoas que fumam tem grande propensão a rugas profundas ao redor dos lábios, por vários motivos: o cigarro prejudica a circulação sanguínea e consequentemente a nutrição da pele, fazendo com que a pele envelheça de dentro para fora. Outro motivo: o cigarro estimula a produção de radicais livres, que aceleram o envelhecimento. No período de inverno, o lábio resseca mais, descama, racha e fica dolorido, sendo necessário que se redobre os cuidados.

Proteja seus lábios usando batom com filtro solar (Foto: Divulgação MdeMulher)

Proteja seus lábios usando batom com filtro solar (Foto: Divulgação MdeMulher)

Filtro solar é fundamental

Durante a prática de esportes ao ar livre:  use filtro solar nos lábios e em toda a pele exposta ao sol. No caso de alergia a pele dos lábios fica irritada, coça, e os lábios incham e doem. Se um creme de rosto entrar em contato com os lábios, a sensibilidade também pode acontecer. A alergia surge por tendência pessoal, dessa forma fique atento.

Dentes saudáveis mantém a boca saudável (Foto: Divulgação MdeMulher)

Dentes saudáveis mantém a boca saudável (Foto: Divulgação MdeMulher)

Veja outras formas para aprender a cuidar da sua boca.

Lábios volumosos: Existem batons que aumentam o volume dos lábios. Eles incluem na formulação ingredientes que intencionalmente irritam a pele e dilatam vasos sanguíneos. Também entram na formulação ativos hidratantes potentes. Quando o batom é aplicado, os lábios incham um pouco, em um efeito discreto e temporário. Eles ficam com uma sensação diferente, como formigamento ou frio, que passa em alguns minutos. Pessoas sensíveis podem ser intolerantes ao produto.

Preenchimento labial: Através de agulhas finas, um material é injetado sob os lábios, aumentando seu volume. A mesma técnica pode ser usada para suavizar as rugas que se formam ao redor da boca ou para redefinir o contorno dos lábios, que se perde com a idade.

Seu lábio se modificará ao longo da vida, mas o preenchedor definitivo não acompanha essas mudanças, o que pode ser um transtorno. O preenchimento labial deve ser feito com critério, evitando exageros. Não há nada mais estranho que ganhar uma boca gigantesca. Quando o volume do material colocado é bem dosado, o resultado é natural e muito bonito. Por isso, esse tratamento deve ser feito por um médico capacitado.

É importante limpar a língua para que a boca esteja saudável (Foto: Divulgação MdeMulher)

É importante limpar a língua para que a boca esteja saudável (Foto: Divulgação MdeMulher)

Cuidados com a boca

Cuidar dos lábios é fundamental, principalmente no inverno, mas mais importante ainda é cuidar da boca como um todo. Muitas pessoas não sabem que a boca necessita de cuidados especiais para se manter saudável.

Escovar os dentes faz parte da higiene e cuidados com a boca (Foto: Divulgação MdeMulher)

Escovar os dentes faz parte da higiene e cuidados com a boca (Foto: Divulgação MdeMulher)

Dicas de cuidados com a boca

A boca para ser saudável necessita de cuidados especiais todos os dias. Confira algumas dicas que separamos para você:

– Os dentes devem ser escovados todos os dias, no mínimo três vezes. É importante que o creme dental usado deve ter flúor na sua formulação para que possa remover as placas bacterianas, que são as principais causas das doenças bucais, como gengivite e cáries;

– Fio dental deve ser usado diariamente para evitar que as placas bacterianas se fixem entre os dentes. Caso ela não seja retirada ficará dura e virará o tártaro que só pode ser removido pelo dentista;

– Não consuma tantos açúcares e alimentos que contém muito amido, pois quanto mais alimentos você ingerir entre as refeições, maior será a probabilidade de os ácidos atacarem os dentes;

– Faça uma visita periódica ao dentista para que ele possa fazer os procedimentos necessários nos seus dentes, como a limpeza;

– Escove a língua, isso mesmo, a língua deve ser escovada diariamente para que seja retirada aquela camada branca que fica sobre ela, que é o causador do mau hálito;

Cuidar da saúde da boca é fundamental, pois é através dela que as bactérias podem penetrar no organismo. Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas com frequência tem maior probabilidade de desenvolver câncer bucal, nesses casos a higiene e os cuidados devem ser mais intensos e a visita ao dentista não pode ficar para depois. Manter a boca saudável é fundamental para ter boa saúde procure seu dentista e faça uma avaliação do estado que a mesma se encontra. Tendo os cuidados necessários você terá uma boca saudável.

 

 

Top