Mestrado em física

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é uma das muitas instituições de ensino superior que oferecem o curso de mestrado em física.…

Depois da graduação o mestrado é a próxima fase de especialização (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é uma das muitas instituições de ensino superior que oferecem o curso de mestrado em física. O local promove uma qualificação focada para profissionais que lecionam a disciplina de física, tendo como objetivo o aperfeiçoamento profissional sob os aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos do ensino desta ciência. Durante o período da pós-graduação será desenvolvido métodos, materiais didáticos e práticas pedagógicas para o ensino de Física.

Em 2012, a avaliação para escolha das pessoas que passariam a compor a sala de aula dessa especialização da UFRJ foi realizada por meio de uma prova similar a dos anos anteriores, formada por 11 questões específicas sobre a disciplina de física, mais um texto sobre o assunto, redigido em inglês. Para saber informações sobre o processo de seleção que virão, acesse periodicamente o site da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O mestrado tem duarção média de 24 meses (Foto: Divulgação)

Para conhecer todas as instituições de ensino superior que promovem o mestrado em física é necessário acessar o site www.capes.gov.br. Nesse portal eletrônico, que pertence ao CAPES, que é um órgão que regulamenta os mestrados e doutorados do país, além de distribuir bolsas de estudo.

Veja alguns sites de universidades que também tem em sua grade de cursos mestrados em física: www.uern.br; www.fisica.ufmt.br; www.if.ufrgs.br; www.fisica.ufmg.br; www.ufv.br; www.unicamp.br, entre outras instituições. Para saber a data de inscrições e como funciona a seleção, acompanhe periodicamente os sites desses locais, onde os editais de cada processo seletivo é detalhado e especificado.

No site do CAPES você encontra todas as insituições que oferecem mestrado no Brasil (Foto: Divulgação)

Para quem não conhece, o mestrado é o primeiro nível de pós-graduação stricto sensu que existe no Brasil, seguido pelo doutorado. Em uma especialização desse porte os professores possuem título de doutores. Durante um período médio de 24 meses (dois semestres), os alunos terão disciplinas avançadas, que ajudarão do desenvolvimento da pesquisa que será apresentada em seu trabalho de conclusão de curso. Um professor-doutor orienta o estudante durante o decorrer da pós-graduação.


Top