Dupla graduação: o que é, como funciona

É muito comum ter dúvidas na hora de escolher o melhor curso superior para a sua carreira, principalmente quando somos bastante jovens e ainda…

Por Andre em 02/08/2012

Na dupla graduação, os alunos fazem dois cursos ao mesmo tempo e na mesma universidade.(Foto: Divulgação)

É muito comum ter dúvidas na hora de escolher o melhor curso superior para a sua carreira, principalmente quando somos bastante jovens e ainda não temos muita experiência para tomar esse tipo de decisão.

Para quem está nessa situação de dúvidas sobre qual o melhor caminho a seguir, uma boa alternativa pode ser escolher a dupla graduação, formato diferenciado que permite cursar duas graduações ao mesmo tempo e que tem sido disponibilizado em algumas instituições de ensino superior do Brasil.

Confira: Enem 2012: Novas regras para redação

Como funciona

O aluno deve estar preparado para estudar em dobro e aguentar a maratona.(Foto: Divulgação)

No formato de dupla graduação disponível atualmente em algumas instituições de ensino superior do país, o estudante ingressa na universidade normalmente, através do processo seletivo para um determinado curso. Depois de algum tempo, geralmente quando ele atinge a metade dessa habilitação, pode se candidatar para uma nova habilitação, sem a necessidade de prestar outro vestibular.

Os interessados podem fazer os dois cursos superiores ao mesmo tempo na instituição, em horários diferenciados, inclusive com a possibilidade de eliminar alguma disciplina em comum, que já tenha cursado na primeira habilitação, o que torna menor o tempo de conclusão, caso o aluno fosse cursar as habilitações separadamente.

Porém, para cursar a dupla graduação, a universidade deve oferecer essa opção, que normalmente já vem com os cursos pré-definidos e que estejam na mesma área e o estudante tem que participar de um processo seletivo. Também é importante saber que a dedicação deve ser dobrada, para conseguir realizar as atividades e tarefas dos dois cursos simultâneos.

Está pensando em fazer intercâmbio? Melhores destinos para intercâmbio estudantil: dicas

Onde fazer

A FGV é uma das instituições que oferecem a dupla graduação.(Foto: Divulgação)

Uma das instituições que disponibilizam a dupla graduação atualmente é a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na primeira opção, o estudante pode optar pela dupla graduação em Administração e Direito, destinada aos estudantes de Administração Pública e Administração de Empresas, a partir do 5º período, interessados em cursar Direito, que ao final do programa, obtêm os dois diplomas.

Na segunda opção, os alunos de Administração de Empresas e Administração Pública, matriculados a partir do 5º período, podem participar do programa de dupla graduação em Administração e Economia, conseguindo, ao final, os diplomas de ambos os cursos. Maiores informações estão disponíveis no site da FGV.

Outras instituições que oferecem a dupla graduação são a Universidade de Brasília (UnB), onde é conhecida como dupla habilitação (confira os detalhes no site da UnB) e o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), cujo programa é intitulado dupla titulação (veja mais informações na página do Insper).

Top