Aprenda a atenuar as marcas rosáceas da pele

Sensação queimação de ardência no rosto, lesões avermelhadas na pele e até xeroftalmia podem advertir a rosácea, doença recorrente da pele que, sobretudo, compromete…

Sem causas determinadas pelos médicos, a doença normalmente é desenvolvida em adultos com idade entre 30 e 40 anos.

Sensação queimação de ardência no rosto, lesões avermelhadas na pele e até xeroftalmia podem advertir a rosácea, doença recorrente da pele que, sobretudo, compromete o rosto. Sem causas determinadas pelos médicos, a doença normalmente  é desenvolvida em adultos com idade entre 30 e 40 anos.

Na primeira fase a doença acarreta rubor ou vermelhidão na pele. Na etapa seguinte, detrimentos idênticos à acne. “No quadro mais avançado, são identificados nódulos e até abscessos (infecção com pus)”, alerta Isabela Tavares, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Por isso, muitas mulheres que têm a enfermidade sofrem problemas de autoestima, principalmente no calor, quando a pele fica mais exposta. No entanto, profissionais advertem que com os cosméticos corretos e a realização de medidas preventivas é possível amenizar o incômodo sem agravar o quadro.

Combate às marcas

Disponíveis no mercado, cosméticos de uso local, como cremes e géis, podem ser advertidos no tratamento.

Disponíveis no mercado, cosméticos de uso local, como cremes e géis, podem ser advertidos no tratamento. Além disso, terapias a laser também reduzem a incidência da doença. Sensível à luz do sol, o emprego de protetores solares é indispensável para evitar o agravamento da doença. Nesse caso, a pessoa não deve deixar de usar o filtro solar fator 30. “O produto deve ser aplicado diariamente”, ensina Mauro Cesar Floriano, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Segundo o especialista, os indícios ainda podem agravar caso haja exposição ao frio, estresse emocional, ingestão de bebidas quentes e/ou alcoólicas e o consumo de alimentos condimentados. No entanto, esses sintomas podem ser atenuados com medidas simples, como tomar banho mais rápidos e numa temperatura mais fria, e antes de lavar os cabelos proteger o rosto da química dos cosméticos.

Leia Também:  Tratamento gratuito para Vitiligo, onde fazer

A maquiagem também não está vedada. Basta apenas dar prioridades para bases mais secas.”Mas sem exagerar na quantidade e no tempo de uso, pois como ocorre com a acne, pode haver oclusão dos poros da pele do rosto, piorando o quadro da rosácea”, alerta Mauro. Maquiagens minerais são as mais aconselhadas, já que reduzem a irritação e disfarçam a vermelhidão da pele.

Top