Açúcar: mitos e verdades

Muitos mitos e verdades são criados em relação ao consumo de açúcar e seus efeitos para a saúde. O açúcar nada mais é do…

Por Editorial MDT em 04/10/2012

Muitos mitos e verdades são criados em relação ao consumo de açúcar e seus efeitos para a saúde. O açúcar nada mais é do que um carboidrato encontrado em frutas e vegetais, de sabor adocicado. O consumo adequado desse alimento é indispensável para manutenção de uma vida saudável. Saiba mais sobre assunto e confira alguns mitos e verdades sobre o açúcar.

O consumo recomendado de açúcar, é de uma colher de sopa por dia. (Foto: divulgação)

Açúcar

O açúcar é um grupo de carboidratos que são solúveis em água, tais como a sacarose, maltose, frutose, lactose e outros. Ele pode ser encontrado facilmente nas formas de balas, chicletes, chocolates, doces, frutas, açúcar de cozinha e outros. Em grande parte dos alimentos, o açúcar pode encontrar-se em várias formas e quantidades.

O consumo de açúcar gera algumas dúvidas relacionadas aos seus benefícios e malefícios para a saúde. Por esse motivo, muitos mitos e verdades surgem sobre o consumo desse alimento que é indispensável para nosso organismo.

O açúcar mascavo possui propriedades nutritivas maiores que o açúcar refinado. (Foto: divulgação)

Veja também qual açúcar usar, conheça as diferenças 

Mitos e verdades sobre o açúcar

1. Consumir grandes quantidades de açúcar pode prejudicar a saúde.

Verdade. Uma alimentação com excesso de açúcar pode estar ligada ao excesso de peso e obesidade. Além disso, pode aumentar as chances do aparecimento de cáries dentárias, principalmente nas crianças.

2. O açúcar causa diabetes.

Mito. Embora a alimentação rica em açúcar aumente a glicose sanguínea, ela não é a causa direta do diabetes. O diabetes tipo 1, por exemplo, ocorre por destruição das células protetoras de insulina. Já o tipo de dois, pode surgir por predisposição genética, sedentarismo e obesidade. Ambos limitando o consumo de açúcar pelo indivíduo.

3. O açúcar industrializado oferece maior risco.

Verdade. O açúcar industrializado deve ser consumido com moderação, pois esse alimento passa por processos químicos. Segundo informações do ministério da saúde, apenas 1 colher de sopa deve ser consumida ao dia. O mais indicado é optar pelo açúcar proveniente das frutas e vegetal, pois são mais saudáveis.

4. Açúcares refinados, mascavos e orgânicos são iguais.

Mito. A principal diferença está na forma de produção. O açúcar refinado passa por vários processos, perdendo parte dos seus nutrientes. O mascavo possui melhor qualidade nutricional se comparado ao refinado, pois apresenta vitaminas e minerais. Já o orgânico é feito de cana de açúcar cultivado sem uso de agrotóxicos e fertilizantes, possuindo características semelhantes ao açúcar mascavo.

O açúcar deve ser consumido com moderação. (Foto: divulgação)

Veja também açúcar que não engorda 

O açúcar é um alimento rico em nutrientes e vitaminas indispensáveis para nosso organismo. Porém, ele deve ser consumido com moderação para que não se torne prejudicial a saúde. As pessoas portadoras de diabetes devem ter uma dieta pobre em açúcar, pois o consumo do mesmo eleva as taxas de glicose sanguínea, podendo gerar sérios problemas aos indivíduos acometidos. Não se esqueça de que o consumo ideal é uma colher de sopa de açúcar para cada pessoa, cerca de 110 kcal.

Top