Consignados para aposentados e pensionistas do INSS: taxa de juros sobe de 1,80% para 2,14% ao mês

Felipo Bellini 09/12/2021 Notícias

A taxa de juros consignado INSS terá um aumento para quem solicita e contrata o crédito consignado como forma de ter uma renda extra, a qual atingirá principalmente os aposentados e pensionistas do INSS no próximo ano.

O que é o crédito consignado?

Crédito consignado é similar ao empréstimo pessoal, porém, todas as parcelas são descontadas da folha de pagamento do aposentado, ou de outra pessoa física que precise de um crédito mais simples e menos complexo.

Consignados para aposentados e pensionistas do INSS taxa de juros sobe de 1,80% para 2,14% ao mês (2)

Fonte/Reprodução: original

Esta categoria de crédito possui ofertas flexíveis e mais tentadoras por conter uma taxa de juros inferior, com prazos maiores para pagamento e atualmente se tornou a principal escolha de quem fará a contratação de um crédito.

Que público atende o crédito consignado?

Será possível realizar a contratação caso seja aposentado ou pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), servidor público, militar de forças armadas e trabalhador de empresa privada.

Qual a taxa de juros do consignado para aposentados e pensionistas do INSS atualizada?

A taxa de juro consignado INSS subirá de 1,80% nos empréstimos e 2,7% no cartão de crédito para ficar em 2,14% e 3,06%, no mês de janeiro de 2022. Essas taxas tiveram aprovação unanime através do Conselho Nacional da Previdência Social. 

O reajuste ocorreu principalmente por pedidos da Febraban com o argumento de haver necessidade para ofertar o crédito consignado aos aposentados e pensionistas, no entanto, conforme o CNPS, o que, de fato, causou o reajuste foi pelos aumentos da taxa básica Selic, e o INPC nesses últimos meses. 

Por que as taxas de juros dos empréstimos consignados são menores?

Essas taxas de juros se adéquam principalmente com o fato de correr alguma inadimplência, ou seja, quanto menos risco tiver de a dívida ser quitada, menor será os juros do consignado. Algo que os bancos sentem mais tranquilidade é saber que o desconto do consignado é feito automaticamente, e não haverá chances de inadimplência com o banco contratado.

O pagamento mínimo é descontado de modo automático, ou seja, 5% dessa margem consignável é equivalente ao pagamento do cartão de crédito, um dos principais fatores para haver um valor inferior no cartão.

A taxa de juros consignado INSS é um dos principais fatores para principalmente aposentados o solicitarem, e contar com a praticidade de não necessitarem de pagamentos mais burocráticos porque todo o mês é descontado da folha de pagamento de modo automático. No entanto, é importante estar atento com as modificações no percentual deste crédito, estudar as maneiras de pagamento e pensar bem antes de realizar qualquer contratação deste tipo.

Outros artigos

Vestido de Casamento Kate Middleton

30/04/2011

Vestido de Casamento Kate Middleton

Digno de uma princesa... Estes foram os comentários realizados por estilistas de todo o MUNDO quando viram o incrível vestido da Kate Middleton – que de plebé...