22 de março: Dia Mundial da Água

No Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, é importante pensar no quanto este bem natural contribui com a sobrevivência dos seres…

Por Isabella Moretti em 21/03/2012

No Dia Mundial da Água é importante criar a consciência de combate ao desperdício e poluição.

No Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, é importante pensar no quanto este bem natural contribui com a sobrevivência dos seres vivos. A data se revela perfeita para palestras e debates, avaliando a situação da água no planeta e as medidas que precisam ser tomadas para preservá-la.

A ONU (Organização das Nações Unidas) institui o Dia Mundial da Água a 20 anos atrás, acreditando que isto serviria de estímulo para discussões a respeito de atitudes sustentáveis para preservar rios e mares. Foi também no ano de 1992 que a ONU apresentou a Declaração Universal dos Direitos da Água, um documento que visa formar a consciência ecológica da população.

Várias sugestões e medidas são apresentadas na declaração, demonstrando que a água se encontra entre os recursos naturais indispensáveis da Terra. O documento destaca as necessidades de preservação para que o líquido possa ser consumido pelas próximas gerações. Os artigos propõem ainda o planejamento de gestão da água para evitar o desperdício em todas as regiões do planeta.

A data consta no calendário da ONU desde 1992

O dia da água costuma ser lembrado especialmente nas escolas, mobilizando trabalhos entre os alunos para tomar conhecimento das condições dos recursos hídricos. Outros setores da sociedade aprofundam os debates e buscam soluções para os principais problemas.

O principal impasse enfrentado para preservar a qualidade da água é a poluição. As péssimas condições de saneamento básico de determinadas cidades ou mesmo a imprudência das indústrias estimula o depósito de resíduos nos rios e mares, inviabilizando o seu consumo do recurso natural pelos seres vivos.

Além das ações que poluem a água, a data serve para despertar a conscientização contra o desperdício. Com o recurso cada vez mais escasso, é importante que as famílias adotem medidas no dia-a-dia para poupar água e não colocar em risco o equilíbrio do planeta.

A importância da água

A água sempre foi essencial para a sobrevivência do ser humano.

Como consta na Declaração Universal dos Direitos da Água, o recurso é tido como um patrimônio do planeta, mas sua preservação é uma responsabilidade de todos os povos. Não basta apenas evitar desperdícios e a poluição no dia 22 de março, é necessário que os cuidados com a água sejam colocados em prática diariamente.

Desde os primórdios o homem buscou sua sobrevivência através da água, aproveitando os recursos hídricos para plantar, pescar, se transportar, hidratar o corpo e criar animais. Este bem natural possibilitou a formação das primeiras civilizações, que se formaram e se desenvolveram próximas aos rios e mares. Ao longo da história mundial, é possível notar que o homem sempre foi dependente da água.

Mesmo com a água ocupando 70% do território do planeta, apenas 0,01% pode ser consumida. Esta informação quantitativa ilustra bem o quanto é importante preservar a água e torná-la um recurso duradouro.

Top