segunda-feira, 3 de outubro de 2022 - 03/10/2022 18:19:09
MundodasTribos

A simulação de aposentadoria INSS é um serviço disponibilizado pelo Dataprev, empresa responsável pelo registro de dados da Previdência Social. Através desse recurso, é possível realizar cálculos e conhecer os valores correspondentes a sua aposentadoria. Como o numero de aposentadorias cresce a cada ano, milhares de pessoas buscam por esse serviço.

Simulação Aposentadoria INSS (Foto: Divulgação)

O que este artigo aborda:

Simulação aposentadoria INSS

A modernização no sistema do INSS só resultou em benefícios para os contribuintes, afinal, os pedidos de aposentadoria são processados com agilidade e o sistema virtual permite uma consulta eficiente aos dados e andamento de processos. O salário da aposentadoria varia de um trabalhador para o outro, considerando-se o valor da contribuição ao longo dos anos de serviço. A simulação aposentadoria INSS pode ser feita diretamente no site do Dataprev no link https://www5.dataprev.gov.br.

Aposentadoria tem nova regra 85/95 (Foto: Divulgação)

Simulação Aposentadoria INSS: Simulador Online Dataprev

Para usar o simulador online, acesse o site oficial do Dataprev, informe os dados solicitados pelo sistema. Após preencher o formulário por completo, clique na opção “Calcular” e obtenha os valores da renda mensal de acordo com a contagem de tempo de contribuição. O sistema do Dataprev permite outros serviços online relacionados aos benefícios previdenciários, então aproveite a visita ao site para conhecê-los.

Faça simulação da aposentadoria no site Dataprev (Foto: Divulgação)

Simulação de valor

A simulação de valor, para ser feita no site do Dataprev é preciso calcular primeiro o tempo de contribuição e para tanto é preciso informar todas as contribuições desde o ano 1994. Para obter todas as informações é só procurar o INSS.  A simulação não apresenta valor legal é apenas uma forma de o contribuinte ter uma ideia de quanto tempo falta para se aposentar ou se já está na hora de requerer o seu benefício. No caso de aposentadoria é preciso se dirigir até a agência do INSS mais próxima munido de toda documentação para dar entrada no pedido de aposentadoria.

Conheça o simulador de aposentadoria no Dataprev (Foto: Divulgação)

Aposentadoria possui nova regra

A aposentadoria passa a ter nova regra a partir de 2015 com a aplicação da regra 85/95 que é a soma dos pontos da idade com o tempo de contribuição. Essa soma deve dar 95 para homens e 85 para mulheres para que a aposentadoria seja integral sem ter que aplicar o fator previdenciário. A progressividade ajusta os pontos para a aposentadoria de acordo com a expectativa de vida dos brasileiros. Se essa nova regra não fosse aderida as aposentadorias teriam um fim, pois passaria a ter mais aposentados do INSS do que trabalhadores contribuintes. Dessa forma até as futuras gerações poderão contar com o benefício da aposentadoria do INSS.

 

O conteúdo "Simulação Aposentadoria INSS" foi feito por Isabella Moretti e distribuído por MundodasTribos na categoria Serviços em . Conteúdo atualizado em .

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

1

Pode ser do seu interesse

Declarar IR pela primeira vez: dicas

Declarar IR pela primeira vez: dicas

Consultas de multa Detran RJ 2019

Consultas de multa Detran RJ 2019

Saldão casas bahia pela Internet

Saldão casas bahia pela Internet

Simulado Detran BA 2016

Simulado Detran BA 2016

Cartões bancários: cuidados ao usar

Cartões bancários: cuidados ao usar

Lojas Eletrosom, Ofertas, Endereços

Lojas Eletrosom, Ofertas, Endereços