O que deve ser feito após receber a carta de concessão do INSS?

Felipo Bellini 04/11/2021 Notícias

Com recebimento da carta de concessão do INSS, o segurado do órgão público conta com uma documentação que pode servir para ser garantido o seu direito a um dos benefícios oferecidos pelo INSS.

O que é a carta de concessão do INSS? Quanto tempo em média leva para sair o resultado?

A carta de concessão do INSS é considerada como um documento que pode constatar tanto a aprovação quanto a negação de uma solicitação de benefício de uma pessoa ao órgão público. É por meio dele que se encontra uma série de informações que se referem ao cálculo do valor do benefício concedido ao INSS e ao banco que conta com a responsabilidade pelo pagamento em caso de aprovação; e os motivos para o órgão público negar a solicitação do benefício para o segurado.

O que deve ser feito após receber a carta de concessão do INSS

Fonte/Reprodução: original

Já o tempo em média que leva para sair o resultado da análise do requerimento de um benefício pelo INSS é de um prazo de 45 dias para que o órgão público possa avaliar toda a documentação encaminhada pelo segurado e, caso seja necessário, ser feito o pedido de uma perícia médica. Com isso feito, resta ao INSS  aprovar ou não a solicitação do benefício para o segurado.

E se atrasar o recebimento da carta de concessão pelos Correios?

Caso seja atrasado o recebimento da carta de concessão pelos Correios depois de ser dado o prazo de 30 dias, é necessário que você entre em contato com o número 135 ou, caso preferir, compareça a uma agência do INSS de sua cidade ou faça a consulta de sua carta de concessão pelo portal Meu INSS.

Posso retirar a carta de concessão do INSS pela internet ou pelo aplicativo Meu INSS?

Sim, é possível que pode ser feita a retirada da carta de concessão do INSS pela internet e também pelo aplicativo Meu INSS. Para isso, é necessário ver qual dos serviços é o mais ideal a ser usado por você, porém ambos são fáceis e práticos de serem usados.

Como saber a data de concessão do benefício?

A data de concessão do benefício é constatada na carta de concessão do INSS, assim como demais informações como o local de pagamento, a espécie e número e o valor mensal do benefício, assim como a sua data de agendamento, de entrada e cessação e as suas memórias de cálculo.

Outros artigos