Aprenda a enfeitar sua mesa para o Natal

No período de celebrações de fim de ano, não é apenas a árvore que desenvolve a decoração. A mesa onde a ceia será servida…

Por Editorial MDT em 23/12/2011

No período de celebrações de fim de ano, não é apenas a árvore que desenvolve a decoração. A mesa onde a ceia será servida também merece atenção. Muito mais que agradar aos olhos, o arranjo deve reunir praticidade e aconchego. O indispensável tem de estar na mesa, como guardanapo e talheres.

Com isso em mente, selecione as cores que irão marcar o visual. Podem ser as clássicas da época (verde, dourado e vermelho) ou as de sua preferência. Se optar por muitos enfeites e detalhes, combine numa toalha mais simples.

Para decorar a mesa, a primeira coisa a se fazer é ver os itens que a família possui guardado. Nesta época pode ser ótimo momento para tirar do armário a tigela herdada da avó ou a que se ganhou no presente de casamento. “Verifique louças, jogos de talhares e objetos decorativos que já existam na casa. Depois, invista na criatividade e observe algumas regrinhas básicas para misturar os elementos”, afirma a designer floral e especialista em montagem de mesas Ana Malta, da empresa A Florista & o Cozinheiro.

De acordo com a designer, é plausível combinar diversos jogos de louças na mesma mesa: os pratos podem ser de um jogo, as taças de outro e os talheres de um terceiro conjunto.  “Não existe certo ou errado, o importante é que a combinação de elementos promova harmonia para a mesa e que os objetos decorativos tipicamente natalinos não sejam esquecidos”, sugere a especialista.

Top