Apneia do sono pode fazer o câncer se espalhar mais rápido

A apneia do sono é uma doença que provoca o ronco e perigosas pausas na respiração do indivíduo enquanto ele dorme. Sabe-se que o…

Por Isabella Moretti em 11/09/2012

A apneia do sono é uma doença que provoca o ronco e perigosas pausas na respiração do indivíduo enquanto ele dorme. Sabe-se que o distúrbio aumenta as chances de depressão, além de favorecer o aparecimento de problemas cardiovasculares, de diabetes e obesidade. Recentemente os especialistas também descobriram que a apneia contribui com a disseminação do câncer.

O câncer se dissemina com mais rapidez em pessoas que sofrem de apneia. (Foto:Divulgação)

Em pessoas com apneia, câncer é mais rápido e fatal

Duas pesquisas desenvolvidas na Espanha foram apresentadas nesta semana no encontro anual da Sociedade Europeia Respiratória, em Viena, na Áustria. O primeiro trabalho foi realizado pela Universidade de Barcelona e o outro teve a autoria do Hospital Universitário La Fe, na cidade de Valência. Ambos os estudos tratam sobre as graves consequências da apneia do sono.

Para chegar à conclusão de que a apneia do sono pode fazer o câncer se espalhar mais rápido e até mesmo aumentar o risco de morte, os pesquisadores realizaram várias análises, com ratos de laboratórios e pessoas.

Os autores da pesquisa da Universidade de Barcelona induziram camundongos a desenvolver melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele. Os animais foram acompanhados durante um determinado período, no qual alguns deles tiveram a respiração interrompida durante o sono (um dos principais sintomas da apneia).

Veja também: Clima frio agrava em 20% a apneia do sono dos brasileiros

Apneia do sono aumenta a mortalidade por câncer. (Foto:Divulgação)

Depois de avaliar a disseminação dos tumores nos ratos, os pesquisadores concluíram que, aqueles que tiveram a respiração interrompida, desenvolveram metástase de forma mais rápida, em comparação com os ratos que dormiram normalmente.

O segundo estudo, realizado pelo Hospital Universitário La Fe, avaliou os dados de 5.600 pessoas que sofriam de apneia e passaram por clínicas especializadas em sono.

De acordo com as conclusões obtidas, os participantes que sofrem do distúrbio do sono possuem mortalidade maior. Ou seja, com o corpo recebendo baixos níveis de oxigênio em pelo menos 14% do período de sono, as chances de morrer em decorrência do câncer dobram. A associação realizada pela pesquisa foi ainda maior entre pacientes jovens e do sexo masculino.

Para Miguel Angel Martinez-Garcia, coordenador da pesquisa, a relação feita pelo trabalho é significativa, mas não serve para provar que a apneia causa o câncer diretamente.

Como prevenir e tratar a apneia do sono?

Existem meios de tratar e prevenir a apneia. (Foto:Divulgação)

Algumas medidas podem ser tomadas para prevenir e tratar a apneia do sono. Veja:

– Evite a ingestão de álcool e sedativos antes de dormir;

– Procure perder peso, pois a obesidade aumenta o risco de apneia;

– Não durma de barriga para cima;

– Pratique exercícios físicos regularmente;

– Não consuma alimentos pesados antes de dormir;

– Pare com o tabagismo.

Saiba mais: Tratamento para apneia do sono

Top