segunda-feira, 3 de outubro de 2022 - 03/10/2022 08:36:05
MundodasTribos

Com objetivo de simplificar e facilitar o acesso dos contribuintes aos seus principais serviços, a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB), juntamente com a Serpro, desenvolveram e lançaram um novo aplicativo que reúne diversas funcionalidades que antes estavam restritas a outros aplicativos do órgão. Para acessar é necessário ter uma conta cadastrada no site gov.br e baixar o aplicativo da Receita nas lojas de aplicativos AppStore ou GooglePlay.

homem usando celular para aplicativo da receita federal

Fonte/Reprodução: Original

O novo aplicativo da receita federal traz a vantagem de centralizar serviços que antes eram restritos a outros apps do órgão para pessoas físicas, tais como: 

 

  • Meu Imposto de Renda; 
  • E-Social; 
  • Pessoa Física. 

 

Eliminando a necessidade de se ter um app para cada serviço. Além disso, o novo aplicativo irá permitir o agendamento de atendimento, localização de unidades e acompanhar notícias e conteúdos através do canal do órgão no Youtube.

O que este artigo aborda:

Serviços relacionados ao CPF (aplicativo da receita federal) 

Além do agendamento e localização de unidades mencionados anteriormente, o novo aplicativo também irá oferecer aos contribuintes que são Pessoa Física os serviços de:

 

  • Acompanhamento de processos; 
  • Sistema de Apoio ao Gerenciamento do Atendimento(Saga); 
  • Cadastro de Atividades Econômicas de Pessoa Física(CAEPF); 
  • Consulta de Empregados Ativos no E-Social.

 

Caso se encaixe em algum destes serviços, você terá acesso a eles através do aplicativo, como já mencionado.

Serviços sobre o IRPF

Antes da unificação, todos os serviços relacionados ao imposto de renda de pessoa física eram restritos ao aplicativo Meu Imposto de Renda. Porém, com o novo aplicativo, serviços como preenchimento e entrega de declaração; situação de declaração; consulta de restituição, pedido eletrônico de restituição, entre outros também poderão ser verificados através da nova plataforma.

Ainda será necessário manter outros Apps da Receita instalados?

Apesar de chegar prometendo uma maior integração dos seus serviços e simplificação de facilidade de acesso, ainda será necessário manter os outros apps existentes, pois alguns deles ainda possuem funcionalidades que não estão no novo aplicativo da Receita. Então, para um completo uso das funcionalidades, é necessário usar o aplicativo próprio.

Contudo, a expectativa é que todos os serviços da Receita já estejam totalmente unificados na nova plataforma até o final do próximo ano.

O conteúdo "Conheça quais são os serviços do novo aplicativo da Receita Federal para contribuintes" foi feito por Felipo Bellini e distribuído por MundodasTribos na categoria Notícias em . Conteúdo atualizado em .

Felipo Bellini

Empresário, Tradutor e professor formado em Letras Inglês. Atualmente gerencio a empresa Tutora.me - Uma rede social de educação que visa a interação entre professores e alunos - e a empresa Traduza.biz - especializada em tradução acadêmica.

1

Pode ser do seu interesse

Instrumentos Musicais Lojas Americanas

Instrumentos Musicais Lojas Americanas

Por que sua empresa deve investir em SEO

Por que sua empresa deve investir em SEO

Programa de trainee Profarma 2013

Programa de trainee Profarma 2013

Onde Comprar Netbook Barato

Onde Comprar Netbook Barato

GM Opel Adam Lançamento, Preços, Fotos

GM Opel Adam Lançamento, Preços, Fotos

Mesinha de Manicure, Preços, Onde Comprar

Mesinha de Manicure, Preços, Onde Comprar