Receita Federal paga nesta terça as restituições do 4º lote do Imposto de Renda 2021

Felipo Bellini 01/09/2021 Economia

A Receita Federal paga nesta terça-feira (31) as restituições do quarto lote do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021, relativo ao ano-base de 2020. O pagamento também inclui restituições residuais de anos anteriores e beneficiará mais de 3,8 milhões de contribuintes.

O valor das restituições neste lote chega a R$5,1 bilhões. Desse montante, R$273,2 milhões serão destinados a contribuintes prioritários: 8.185 contribuintes idosos acima de 80 anos, 67.893 entre 60 e 79 anos, 6.088 com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 26.647 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Também serão contemplados 3.710.930 de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 16 de agosto.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda

Para saber se será contemplado, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal ou baixar o aplicativo da Receita, disponível para tablets e smartphones. Ao realizar a consulta, o contribuinte saberá se existem pendências que impeçam o pagamento da restituição, ou seja, se ele caiu na chamada “malha fina”.

Receita Federal paga nesta terça as restituições do 4º lote do Imposto de Renda 2021

Fonte/Reprodução: Gov.br

Para verificar se está na malha fina, o contribuinte pode acessar o extrato do Imposto de Renda no site da Receita Federal através do Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) utilizando um código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou um certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Como resgatar o pagamento

Se o pagamento da restituição tiver sido liberado, ele será depositado diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração. Se por algum motivo o pagamento não for realizado (se, por exemplo, a conta foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Caso isso aconteça, o contribuinte pode reagendar o crédito dos valores, em seu nome, pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Se o resgate do pagamento da restituição não for feito no prazo de um ano, o contribuinte deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC. Ao acessá-lo, localize o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clique em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Outros artigos

Mãe de Jennifer Aniston Sofre Derrame

14/09/2011

Mãe de Jennifer Aniston Sofre Derrame

A mãe da eterna Rachel, de “Friends”, Jennifer Aniston, sofreu um AVC – Acidente Vascular Cerebral –, popularmente conhecido como derrame, e foi internada as press...

Vagas de Estagio em São Paulo

20/12/2010

Vagas de Estagio em São Paulo

Vagas de Estagio em São Paulo Hoje viemos falar sobre as vagas de estagio, um assunto muito discutido e procurado, pois jovens e adultos universitários que es...

Mechas Coloridas nos Cabelos, Dicas

17/08/2011

Mechas Coloridas nos Cabelos, Dicas

Como as roupas os cabelos também passam por grandes modificações, a cada estação surgem novidades que prometem fazer a cabeça das mulheres. Atualmente os cabelos ...