segunda-feira, 26 de setembro de 2022 - 26/09/2022 07:38:56
MundodasTribos

Algo que já é comum para trabalhadores jovens é ter que pagar o imposto de renda anualmente. Entretanto, para os aposentados ou pensionistas com doenças graves, o INSS oferece a possibilidade de isenção do imposto de renda.

Trabalhadores que estão com muito tempo de atividade no mercado de trabalho, sempre estão sujeitos à possibilidade de apresentarem o surgimento ou a piora no quadro de doenças que interfiram na capacidade de exercer suas funções, a depender da saúde deles e das condições em que se trabalha.

Mesmo esse programa já estando em vigor há um tempo, percebe-se que ainda há muitas dúvidas sobre a isenção do tributo. Por isso, confira agora um panorama de tudo que é necessário saber sobre a retirada do imposto de renda para os aposentados com doenças graves.

O que este artigo aborda:

Como saber se a doença no aposentado é grave e como comprovar?

Doença nenhuma é boa, isso é fato. Porém, não são todas que se encaixam para serem classificadas como graves ao ponto de procederem com a solicitação do benefício.

As doenças graves têm o caráter de deixar sequelas irreversíveis no doente ou dificuldades severas. Esse é o critério utilizado pelo INSS para a obtenção do benefício.

Como pedir isenção do imposto de renda para aposentados

Fonte/Reprodução: Original

Podemos citar como exemplo que se enquadra a tuberculose mais forte, que deixa o paciente extremamente vulnerável a outras doenças. Os distúrbios relacionados à visão como a própria cegueira total também entram na lista. Outro exemplo é o mal de Parkinson que afeta seriamente o controle de movimentos entre outras várias. 

O importante é que você entenda qual é o caráter de uma doença considerada grave para não ter dúvidas na hora de solicitar o benefício.

Para comprovar o quadro de doença, segundo o próprio INSS, será agendado uma consulta que exigirá a levada tudo que comprove a veracidade da doença, isso inclui receitas, atestados médicos, exames, entre outros.

De que forma se faz a solicitação da isenção do imposto de renda?

Como já foi dito, o benefício somente é válido para aposentados ou pensionistas com uma doença grave. Caso tudo que foi falado anteriormente no artigo esteja em ordem, é preciso ligar para o número 135 e agendar a consulta para a perícia médica. A partir de tudo que foi dito, espero que tenha esvaziado boa parte de suas dúvidas sobre o assunto abordado. Se você quer mais informações sobre o sistema, dê uma olhada no site oficial do INSS clicando aqui. Para se manter informado das mais variadas notícias do cotidiano, fique atento às constantes postagens do site.

O conteúdo "Como pedir isenção do imposto de renda para aposentados?" foi feito por Felipo Bellini e distribuído por MundodasTribos na categoria Economia em .

Felipo Bellini

Empresário, Tradutor e professor formado em Letras Inglês. Atualmente gerencio a empresa Tutora.me - Uma rede social de educação que visa a interação entre professores e alunos - e a empresa Traduza.biz - especializada em tradução acadêmica.

1

Pode ser do seu interesse

Franquias de livraria e papelaria

Franquias de livraria e papelaria

Programa de Pontos Banco do Brasil – Pague suas Contas e Impostos

Programa de Pontos Banco do Brasil – Pague suas Contas e Impostos

Empréstimo Para Aposentados Caixa Econômica Federal

Empréstimo Para Aposentados Caixa Econômica Federal

Leilões Judiciais Serrano – Programação 2010 2011

Leilões Judiciais Serrano – Programação 2010 2011

Como alterar meu cadastro MEI? Entenda

Como alterar meu cadastro MEI? Entenda

Saiba reorganizar o orçamento familiar

Saiba reorganizar o orçamento familiar