Ansiedade pode causar impotência masculina

A ansiedade pode causar impotência masculina, problema que pode aparecer em homens de qualquer faixa etária, seja naqueles que estejam iniciando a vida sexual,…

Por Andre em 04/12/2014

A ansiedade pode causar impotência masculina, problema que pode aparecer em homens de qualquer faixa etária, seja naqueles que estejam iniciando a vida sexual, ainda na adolescência, ou mesmo naqueles de idades mais avançadas.

Ansiedade pode causar impotência masculina (Foto: Divulgação)

A disfunção erétil, outro nome pelo qual se conhece a impotência sexual nos homens, é algo que costuma causar muitas preocupações. Pesquisas recentes da Sociedade Brasileira de Urologia mostraram que quase 30% dos homens ouvidos têm mais medo de ficar impotentes do que de serem traídos ou de perderem o emprego.

Ou seja, ela, que consiste na incapacidade de iniciar e de manter uma ereção em pelo menos 50% das tentativas, durante uma relação sexual, é um dos problemas mais temidos no universo masculino.

Disfunções sexuais femininas: principais causas

Melancia contra impotência sexual

Ansiedade pode causar impotência masculina

Homens ansiosos podem ter problemas na hora da relação sexual (Foto: Divulgação)

Uma das principais causas da impotência masculina é a ansiedade, relacionada especialmente às preocupações com o desempenho. Na dúvida se vão se sair bem durante a relação e satisfazer a parceira, muitos homens acabam ficando ansiosos, algo que contribui para o surgimento da disfunção.

Além disso, alguns homens também acabam ficando preocupados com o que a parceira pode falar com outras pessoas, a respeito do desempenho deles na cama, aumentando ainda mais a sua ansiedade e preocupação, o que pode trazer reflexos na hora da relação.

A ansiedade pode estar relacionada a preocupações com o próprio desempenho (Foto: Divulgação)

A ansiedade causada por outros problemas, como em assuntos referentes ao trabalho ou a outras preocupações do dia a dia, também pode interferir no desempenho masculino. Nesses casos, o acompanhamento psicológico pode ser uma alternativa interessante para tratar a impotência.

Outras causas da impotência

Além das causas emocionais, a impotência também pode estar relacionada a problemas de saúde (Foto: Divulgação)

Além da ansiedade e de outros problemas de fundo emocional, como depressão, falta de sono e irritabilidade, por exemplo, a disfunção erétil também pode ter como causa alguns problemas de saúde.

Hipertensão, colesterol alto, diabetes, queda na produção de hormônios e até lesão neurológica, que afeta a sensibilidade do local, são outras das possíveis causas da impotência nos homens. A ingestão em excesso de álcool, o tabagismo e o consumo exagerado de determinados medicamentos também são outros causadores do problema.

O mais indicado é procurar um médico, que saberá diagnosticar a impotência e a sua causa. Com essa informação, ele irá recomendar o tratamento mais adequado para acabar com a disfunção.

Top