Anatel Reclamações 0800 – Telefone de Atendimento da Anatel

Todos os consumidores que encontram dificuldades sobre o uso de serviços de telecomunicações,possui o direito de registrar reclamação na Anatel,  desfavorável as operadoras de…

Todos os consumidores que encontram dificuldades sobre o uso de serviços de telecomunicações,possui o direito de registrar reclamação na Anatel,  desfavorável as operadoras de serviços quando estas deixam de cumprir com seu compromissos. Mas, primeiro, você deverá entrar em contato com sua operadora. É aconselhável que seja verificado os seus direitos quanto aos serviços de telecomunicações, para isso acesse a seção seus direitos, e então siga os passos abaixo.

anatel reclamações

Acesse os canais de atendimento da Anatel para abrir uma reclamação. (Foto: Reprodução Anatel)

Como fazer reclamação na Anatel

  1. Caso já tenha entrado em contato com sua operadora e não resolveu, você deverá ter em mãos o número do protocolo para abrir a reclamação junto a Anatel.
  2. Acesse o site da Anatel para abrir a reclamação clicando AQUI. Você deverá informar o protocolo de atendimento que você anotou junto da sua operadora. Se você não for o titular da conta em questão, deverá ter uma procuração do titular da conta. Fale de forma clara e objetiva seu problema.

Após a reclamação a Anatel dá um prazo de até 5 (cinco) dias para que sua operadora entre em contato. Você pode acompanhar o andamento da sua reclamação através dos canais de comunicação da Anatel.

Em caso de necessidade, você poderá retomar o contato com a Anatel referente sua reclamação nos seguintes casos:
Sua operadora não retornou com resolução do problema: Se após o prazo de 5 (cinco) dias a operadora não te deu uma resposta, você pode reforçar sua reclamação junto a Anatel.

Retorno insatisfatório / Problema não resolvido: Nesse caso, você tem até 15 dias após a resposta para reabrir sua reclamação.

Canais de atendimento Anatel

Para facilitar e simplificar o processo de reclamação, a Anatel oferece diversos canais de atendimento ao cliente:

Telefone Anatel: Pelo telefone basta ligar gratuitamente para o número 1331 ou 1332 (para portadores de necessidades especiais) de segunda a sexta, das 8h às 20h. Nesses mesmo número você pode acompanhar sua reclamação, basta anotar o protocolo de reclamação.

Site Anatel: Para acompanhar pelo site, basta acessar AQUI. Para abrir sua reclamação é necessário inserir o CPF e senha de acesso, basta fazer o cadastro no sistema do site.

APP Anatel: Para usar o APP, basta baixar através da sua loja do Android, IOS ou Windows Phone o aplicativo “Anatel Consumidor”. Abaixo, segue link para download:

Atendimento Presencial:

O atendimento presencial é feito de segunda a sexta das 8h às 18h. Acesse Canais de Atendimento e confira o endereço para comparecer à Anatel.

Perguntas e Respostas Atendimento Anatel

Mas afinal, quando posso acionar a Anatel?

Você pode acionar a Anatel quando algum dos seus direitos não forem respeitados pelas prestadoras de serviços, isso acontece normalmente quando elas abusam em pacotes de venda casadas, quando cortam ou adicionam serviços que até então não foram pedidos pelos consumidores ou mesmo quando não entregam o que havia prometido.

O ideal é sempre procurar a Anatel quando você já estiver com um protocolo da sua operadora em mãos sem ter resolvido o seu problema.

Preciso ter mais de um protocolo da operadora de telefone antes de falar com a Anatel?

Não, mas é preciso sim ter todos os dados e ter deixado o prazo máximo estourado, prometido pela operadora para resolver o problema, o que normalmente não acontece.

Sem a resolução do problema, a solução é pegar dados do atendimento, anotando inclusive protocolo de atendimento, dia, hora e com quem falou. Essas são informações importantes para obter seus direitos pelo órgão do governo.

Prazo de respostas da operadora após reclamação na Anatel?

Depende bastante do serviço que você estiver reclamando, mas a maioria gira em torno de 10 a 30 dias num segundo momento. Logo de cara, a operadora tem 5 dias para responder depois do contato da Anatel. A eficácia do órgão é grande, sendo que uma vez notificada as operadoras correm para resolver o problema, independentemente qual for.

Consigo registrar uma reclamação online no site da Anatel?

A Anatel, por meio de seu site oficial, disponibiliza o sistema de reclamação online. Para usar, o internauta precisa ter em mãos informações importantes de atendimento e dados da operadora que deseja fazer a reclamação.

Para ter acesso ao sistema FOCUS, que é o suporte do atendimento aos usuários do órgão, é preciso fazer um cadastro com informações pessoais e dados de contato, como telefone e-mail. Depois, já dentro do sistema, é possível verificar as indicações para apresentar sua reclamação junto a Anatel.

Precisa ser o titular da linha de telefone para fazer reclamação na Anatel?

O indicado é que a reclamação seja feita pelo titular da linha. Caso não seja, é preciso uma procuração para ter os direitos garantidos.

Quantas vezes posso registrar uma reclamação na Anatel contra a mesma operadora?

Quantas vezes forem necessárias, mas isso nem sempre é comum devido ao mesmo problema ocorrido. Normalmente, as operadores resolvem o problema rapidamente quando o órgão federal intercede.

Se mesmo após a reclamação da Anatel o meu problema não for resolvido, o que faço?

A Anatel é um órgão que realmente vai resolver seu problema. Tanto é que eles reabrem o caso toda vez que a operadora for comunicada e não resolver o problema com o consumidor.

Do contrário, você também pode procurar o Procon do seu estado ou mesmo um advogado para entrar com um recurso que seja cabível a partir do acontecimento e mediante as provas.

Quais são os telefone e canais de atendimento da Anatel?

No site da Anatel você pode encontrar diversas informações sobre o seu direito, as orientações de todo o processo de reclamação e pode ainda usar o sistema para fazer sua queixa, mas isso só mediante ao cadastro do usuário. Acesse o www.anatel.gov.br.

Além disso, o órgão tem ainda as opções de contato pela Central de Atendimento no 1331, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Ou, se preferir, pode visitar uma das unidades do órgão mais perto da sua casa.

Lembre-se sempre de ter em mãos os documentos pessoais, como RG, informações da operadora, como atendimento e protocolo, anotando inclusive data, horário e com quem falou e explique claramente o ocorrido. A partir do seu contato, a Anatel vai orientar os passos seguintes e você pode aguardar o contato da operadora, pois o problema quase sempre é resolvido em poucos dias, mesmo que tenha demorado meses a partir da relação direta com o consumidor.

O que a Anatel faz com as reclamações recebidas contra as operadoras

A Anatel possibilita o diálogo  com as operadoras de serviços de telecomunicações. E faz isso cobrando que as empresas respondam, com qualidade e em até cinco dias úteis, as reclamações que você registrou.

A Anatel averigua a quantidade e o motivo das reclamações contra cada operadora, o tempo que elas levam para responder e a qualidade das respostas para cobrar delas um nível de atendimento excelente. Assim,  a sua reclamação, junto às reclamações dos outros consumidores, nos ajuda a:

1) Calcular e divulgar o Ranking das Operadoras, que permite  à sociedade conhecer e comparar as empresas que melhor atendem às demandas do consumidor;

2) Reconhecer os principais problemas das operadoras e agir de forma preventiva ou mesmo aprimorar as regras existentes;

3) Tomar iniciativa, quando necessário, ações de fiscalização e de acompanhamento e controle, que podem resultar em multas contra as operadoras, medidas cautelares ou celebrações de termos de ajustamento de conduta.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) atende a todo o país, assim, caso queira utilizá-la para reclamações, dúvidas ou sugestões, esta possui a sua Central de atendimento, e disponibiliza ainda o atendimento eletrônico, mas para usufruí-lo é necessário se cadastrar primeiro. Não se esqueça primeiro de entrar em contato com a sua prestadora e ter em mãos o protocolo de atendimento.

Top