quinta-feira, 6 de outubro de 2022 - 06/10/2022 18:17:00
MundodasTribos

A análise fundamentalista é o segredo que muitos buscam nas ações dos investidores que lucram com o mercado de ações. Como eles sabem quais as ações que irão render mais a longo prazo? Como planejam suas compras? A resposta é mais simples do que você imagina e ela se chama análise fundamentalista.

Mas será que é tão fácil assim realizar uma análise fundamentalista? Se você quer descobrir essa e outras respostas sobre a análise fundamentalista, o segredo dos investidores financeiros no mercado de ações, seu lugar é aqui!

O que este artigo aborda:

O que é análise fundamentalista?

Quando uma empresa coloca suas ações à venda no mercado de ações, cabe aos possíveis acionistas comprá-las. Chama-se de análise fundamentalista a análise que esses acionistas fazem para chegarem a conclusão de qual ação comprar de qual ou tal empresa.

O que é análise fundamentalista

Fonte/Reprodução: original

Ou seja, digamos que uma empresa X colocou sua ação na bolsa. Um acionista irá realizar a análise fundamentalista daquela empresa para saber se vale ou não a pena comprar suas ações e lucrar com ela.

É um esforço de concepção bastante simples, mas o trabalho em si é bastante difícil e exige muito conhecimento da parte do investidor que deve observar com um olhar atento vários aspectos do mercado para realizar sua análise fundamentalista.

Quais os aspectos da análise fundamentalista?

Como todo tipo de técnica, a análise fundamentalista respeita alguns aspectos que devem ser levados em conta no momento de análise. Algo que o analista deve sempre levar em conta é o ambiente que a empresa está inserida, qual a situação atual do país e como estão os negócios de forma geral. Esse aspecto da análise fundamentalista é chamado de “macro econômico”.

Há muitos outros fatores para se observar em uma empresa com a análise fundamentalista. Por exemplo, se ela exporta seus produtos ou importa matéria prima, qual a situação desses dois tópicos nos dias de hoje e quais suas possíveis projeções.

Será que a matéria prima irá aumentar e impactar no futuro da empresa? Ou será que haverão novas taxas de importação que acabam atrapalhando seu crescimento futuro? Esses são apenas alguns exemplos dos aspectos que devem ser levados em conta no momento de uma análise fundamentalistas.

Bastante complicado, não é? E realmente é um esforço muito difícil que é feito apenas pelos profissionais mais experimentados do mercado.

Para que serve a análise fundamentalista?

Mas todo esse esforço realizado no momento da análise fundamentalista existe por uma boa razão. O risco ao comprar ações de uma empresa que pode desvalorizar no outro dia é real no mercado de ações, e por isso todo cuidado é pouco.

Para que serve a análise fundamentalista

Fonte/Reprodução: original

Caso um determinado investidor compre uma ação que no dia seguinte desvaloriza, ele terá, literalmente, jogado seu dinheiro fora sem possibilidade de vender essas ações por um preço maior ou igual ao que comprou e sem poder receber os dividendos da empresa que não lucrou.

Qual a diferença entre análise fundamentalista e técnica?

E como existe toda essa responsabilidade por parte dos investidores financeiros, a análise fundamentalista pode não ser o suficiente para determinar qual empresa pode ou não receber esse voto de confiança dos investidores.

Outro tipo de análise usada em conjunto com a análise fundamentalista é a chamada análise técnica. Essa segunda se caracteriza por um olhar mais prático sob determinada empresa.

Como ela se comportou no passado? Suas ações já desvalorizaram ou valorizaram anteriormente? Essas são algumas das perguntas investigadas na análise técnica. Podemos resumir a análise técnica como uma tentativa de olhar para o passado da empresa para prever seu futuro.

Quais as vantagens da análise fundamentalista?

Com isso, já conhecemos pelo menos de modo mais básico a análise fundamentalista e quais seus objetivos. A grande vantagem dessa técnica é peneirar as empresas que mais parecem rentáveis daquelas que são um provável problemão para quem comprou suas ações.

Agora que você já sabe um pouco sobre o segredo de ganhar dinheiro com o mercado financeiro, que tal tentar também aprender a realizar a análise fundamentalista e assim conseguir algum ganho no mercado?

O conteúdo "Análise fundamentalista: para que serve?" foi feito por redacao b e distribuído por MundodasTribos na categoria Notícias em . Conteúdo atualizado em .

1

Pode ser do seu interesse

Curso de Tecelão Gratuito SENAI SP

Curso de Tecelão Gratuito SENAI SP

Como cancelar o FIES – Passo a passo do cancelamento do contrato

Como cancelar o FIES – Passo a passo do cancelamento do contrato

Cursos Gratuitos de Moda e Beleza Senac 2010 Prefeitura de São Gonçalo

Cursos Gratuitos de Moda e Beleza Senac 2010 Prefeitura de São Gonçalo

Concurso do Ministério da Agricultura 2013

Concurso do Ministério da Agricultura 2013

Como pagar boleto usando PIX?

Como pagar boleto usando PIX?

Dicas para entrevista de trabalho

Dicas para entrevista de trabalho