Há custo para alterar dados cadastrais no CPF?

PUBLICIDADE

Talvez algumas pessoas não tenham conhecimento, mas é possível alterar dados cadastrais no CPF de maneiras muito simples e com baixo custo. Esse documento é um dos mais elementares para qualquer cidadão brasileiro e serve de base para que vários outros possam ser feitos. 

Por esse motivo, as informações registradas junto ao CPF devem sempre estar atualizadas e sem erros. Nesse contexto, existem dois caminhos que podem ser seguidos para alterar dados cadastrais no CPF, um, nos lugares físicos credenciados e, outro, pela internet, as duas formas são efetivas e resolvem o problema. 

Para saber mais sobre como isso funciona, bem como para ver os custos da operação, continue a leitura até o final e tire suas dúvidas.

PUBLICIDADE

Quando alterar dados cadastrais no CPF?

Existem vários motivos que podem levar alguém a querer ou precisar, alterar dados cadastrais no CPF, alguns, inclusive, muito simples. Coisas como mudança de endereço, alteração de nome para quem casou ou se divorciou, inclusão de nome social para pessoas travestis e transexuais ou mesmo correção de dados errados, são alguns exemplos comuns.

Quando alterar dados cadastrais no CPF?
Dados cadastrais. Fonte/Reprodução: wikipedia.

Além dessas motivações, alterar dados cadastrais no CPF também pode ser necessário quando a situação do registro encontra-se “Suspensa” junto ao sistema da Receita Federal. Esse cenário é comum quando as informações cedidas pelo cidadão no momento do cadastro estão incorretas ou incompletas. De qualquer forma, é preciso fazer a regularização para poder usufruir dos direitos garantidos pelo documento.

Quem pode alterar dados cadastrais no CPF

Todos os cidadãos que possuem inscrição na Receita Federal podem alterar dados cadastrais no CPF, desde que observadas algumas das situações pontuadas no tópico anterior ou outras que o órgão julgue válidas

Há custo na alteração do CPF?

Como dito acima, existem duas formas de alterar dados cadastrais no CPF: uma pela internet e outra por meio de agências credenciadas, como Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica. No primeiro caso, o serviço é totalmente gratuito e é necessário apenas preencher as informações pedidas no site da Receita Federal.

No segundo caso, das agências físicas, é cobrada uma taxa em dinheiro que pode chegar até a 7 reais. Nesses mesmos lugares também é possível fazer a inscrição no CPF, ou seja, gerar o documento pela primeira vez.

Como alterar dados cadastrais no CPF pela internet?

Quem deseja alterar dados cadastrais no CPF pela internet deve acessar esta página da Receita Federal e preencher todas as informações pedidas no formulário. Vale lembrar que os dados passados devem estar atualizados e serem reais.

PUBLICIDADE
Como alterar dados cadastrais no CPF pela internet?
Mudar CPF pela internet. Fonte/Reprodução: original.

Durante o processo, uma atenção específica deve ser dada ao tópico “Documento”. Nele, é necessário que o usuário indique algum documento para servir de comprovação para a sua naturalidade, data de nascimento e filiação. Para fazer isso, é só clicar no botão correspondente e selecionar um dos itens que aparecem na lista (pode ser RG, CNH, Passaporte, Certidão de Casamento, entre outros).

Quando o formulário estiver completo, basta clicar no botão de cor azul chamado “Enviar” (que fica embaixo da ficha). Uma verificação de segurança simples é solicitada e, após isso, é só apertar em “Ok”. Finalizado esse passo, os dados serão atualizados na mesma hora.

Gerar comprovante

Para quem quiser, ainda dá para gerar, ao fim da operação, um comprovante das modificações. Para fazer isso é só clicar na opção “Gerar comprovante de situação Cadastral” na janela que abre no fim da atualização. Por fim, vale enfatizar que também é possível alterar dados cadastrais no CPF nas agências dos Correios, no BB e na Caixa. Mesmo tarifada, essas opções são interessantes para quem não tem tanta familiaridade assim com o mundo digital.

Agora que você sabe mais informações e como alterar dados cadastrais no CPF, basta escolher uma dessas opções e fazer a alteração que deseja para não gerar a você um outro problema cadastral em situações de abertura de conta em bancos e outras emissões de documentos.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.