quinta-feira, 29 de setembro de 2022 - 29/09/2022 16:54:10
MundodasTribos

Mesmo com a pandemia do COVID-19, que paralisou os planos do mundo todo, muitos cidadãos ainda sonham em ter seu passaporte e realizar uma grande viagem internacional, seja para estudos, trabalho, ou apenas passeios. 

Uma parte principal para realizar tal sonho, além de todo o planejamento que antecede, é a emissão do passaporte, que pode ser um processo um pouco confuso a princípio. Pensando nisso, aqui você encontra algumas das principais informações para solicitar o seu passaporte de forma rápida e prática para você finalmente realizar sua tão esperada viagem internacional.

O que este artigo aborda:

Quais documentos preciso para solicitar um passaporte?

Antes de tudo, é importante estar preparado para todo o processo de emissão do passaporte, e a primeira coisa a se fazer é separar a documentação necessária para que corra tudo bem.

Quais documentos preciso para solicitar um passaporte

Fonte/Reprodução: original

Os cidadãos devem estar, primeiramente, com seu documento de identidade e CPF, junto com a comprovação de quitação com o serviço eleitoral e, para os homens, a quitação com o serviço militar, onde ambos os comprovantes podem ser emitidos online. Outro ponto importante é que o interessado não deve estar impedido judicialmente de deixar o país.

Além desses pontos, existem outros casos específicos que devem ser levados em consideração, onde serão necessários outros documentos, tais como:

  • Certificado de naturalização para pessoas que não nasceram no Brasil;
  • Certidão de casamento ou divórcio em caso de mudança de nome;
  • Carteira de identidade do indígena ou Declaração emitida pela FUNAI para cidadãos indígenas;
  • Formulário de autorização assinado pelos pais para pessoas menores de 18 anos, seguindo os modelos disponíveis aqui.

Agora vamos ver quanto custa um passaporte.

Quanto custa um passaporte?

Assim como outras documentações, para solicitar o passaporte é necessário o pagamento da guia de recolhimento da união, a GRU, que é emitido no momento em que o cidadão inicia o processo de solicitação. Atualmente, o valor da guia é de R$ 257,25.

É importante frisar que, para continuar a solicitação, o cidadão deve realizar o pagamento da GRU, pois a próxima etapa de atendimento só pode ser realizada após a confirmação do pagamento.

Quanto tempo leva para obter um passaporte?

Após todo o processo, e o atendimento presencial agendado pelo cidadão. O passaporte não costuma demorar para estar disponível. O próprio interessado pode acompanhar o processo de emissão através do site oficial, com a estimativa de tempo para a conclusão variando entre 6 a 10 dias úteis.

Onde posso solicitar o passaporte?

No Brasil, o passaporte pode ser solicitado no site da Polícia Federal, onde será realizado todo o processo inicial até a realização do agendamento de atendimento presencial. O processo é bem simples e rápido, especialmente se o cidadão já estiver com toda a documentação citada anteriormente.

Qual é o processo para solicitar um passaporte?

Com a documentação separada, a pessoa que deseja solicitar um passaporte deve preencher o formulário disponibilizado pela PF em seu site, que é extremamente rápido e fácil de concluir, necessitando praticamente de informações básicas como nome completo, nomes dos pais e etc. 

Além disso, antes da finalização, pode-se realizar mais uma revisão de todos os dados informados para não haver erros que passaram despercebidos. Após o formulário devidamente preenchido, você receberá o protocolo de solicitação e será feita a emissão da GRU para pagamento. 

Qual é o processo para solicitar um passaporte

Fonte/Reprodução: original

Por segurança, o boleto pode ser emitido novamente em caso de perda, facilitando para o cidadão. É importante estar atento ao realizar o pagamento, pois a continuidade do processo só pode ser feita após a compensação do mesmo. Com a GRU paga, no site da PF será disponibilizada a opção de agendamento para o atendimento presencial. Ao escolher a data, horário e local do seu atendimento, fique atento para apresentar toda a documentação citada anteriormente. 

O processo é rápido e simples, sendo feita a coleta das impressões digitais do cidadão e também tirando a foto para o passaporte. Finalizado todo este processo, basta apenas aguardar e conferir o andamento da solicitação. No período estimado, a PF informará a data que se deve retornar para retirar o passaporte, bastando apenas apresentar documento de identidade.

Com passaporte em mãos, você pode finalmente seguir adiante com o planejamento da sua viagem. O documento é válido por dez anos e não é renovável. Após o período de validade, um novo passaporte deve ser solicitado. Mas até que essa data chegue, aproveite e boa viagem.

O conteúdo "Onde posso solicitar um passaporte?" foi feito por redacao b e distribuído por MundodasTribos na categoria Documentos em . Conteúdo atualizado em .

1

Pode ser do seu interesse

Curso Gestão da Qualidade a Distância

Curso Gestão da Qualidade a Distância

Sofás com Pés Modelos, Fotos

Sofás com Pés Modelos, Fotos

Estreias nos cinemas maio de 2013

Estreias nos cinemas maio de 2013

Cinco Passos para Cuidar do Seu Rosto

Cinco Passos para Cuidar do Seu Rosto

Cartão de crédito Hipercard: limites e vantagens

Cartão de crédito Hipercard: limites e vantagens

Saldo Online Banco Bradesco

Saldo Online Banco Bradesco