Saiba qual a importância de uma razão social e como solicitar

PUBLICIDADE

A razão social é um dos termos mais importantes para uma empresa e para o mundo dos negócios em geral. É com a razão social que uma empresa é aberta e começa a funcionar, e depois é com a mesma que uma empresa tem todos os seus processos, contratos, notas fiscais e outros documentos importantes emitidos. 

O interessante na razão social é que por mais importante que seja, o termo é que esse nome é pouquíssimo falado, quando falamos da empresa em si. Esse aspecto da razão social é extremamente interessante, mas não diminui em nada a sua importância. Venha entender melhor o que é a razão social e como funciona esse nome da empresa! 

O que é uma razão social?

A razão social funciona como se fosse “o verdadeiro” nome da empresa. Pense que o nome com o qual você lida com a empresa todos os dias, chamado de nome fantasia, é apenas seu apelido carinhoso. Seu nome de fato, o nome formal que ela utiliza quando está falando sério, em processos, documentos e outros aspectos importantes é a razão social. 

PUBLICIDADE
O que é uma razão social?
Fonte/Reprodução: original.

A razão social funciona então como um nome verdadeiro, o nome correto da empresa que é apresentado em todos seus contratos, notas emitidas e outros aspectos dessa natureza. É com a razão social que uma empresa se identifica e começa a trabalhar ativamente no mercado, e uma vez escolhido, logo em sua abertura, uma empresa passa a utilizar para sempre esse nome. 

Qual é a importância de uma razão social?

A razão social de uma empresa, por mais que não seja repetida e frequentemente conhecida, é um nome bastante importante. É com ela que uma empresa fecha contratos, emite suas notas e é com a razão social que em última instância uma empresa é reconhecida e identificada pelo Estado e pelo Governo, até mesmo por outras empresas. 

O nome de fato de uma empresa é a sua razão social e funciona para que ela seja identificada tanto no mercado como pela perspectiva burocrática e política. Seja como for, a razão social é um item indispensável para toda empresa e deve ser carregado por toda companhia sem exceção. 

Como uma empresa pode escolher sua razão social?

A razão social de uma empresa é escolhida pela mesma no dia, na verdade no seu processo de abertura. A razão social da empresa é por fim escolhida e então ela passa a funcionar exatamente com aquele nome.

PUBLICIDADE

Quais são os critérios para uma boa razão social?

A razão social de uma empresa no geral é algo que deve vir dela e fica a seu critério, porém há conselhos e orientações preciosas para todo o processo. Entre as principais recomendações é que a razão social seja única, apenas dela. E embora aqui cabe a originalidade, há também um conselho, para que a razão social seja curta, não deve ser nunca um nome muito grande. 

Quais são os critérios para uma boa razão social?
Fonte/Reprodução: original.

Outro conselho bastante interessante para razão social é que ela pode estar ligada a alguma palavra que represente o ramo de atendimento como segurança, internet ou qualquer que seja outros tipos de profissões. 

Existem limitações para a escolha da razão social de uma empresa?

A razão social é, ao menos deve ser, algo único que não existe em outra empresa. Por isso, no ato do registro no cartório irão necessariamente procurar se há um nome parecido com aquele, se houver então será necessário trocar o nome. 

Então, é recomendado no geral que no momento do registro da empresa seja levado uma série de nomes diferentes para serem tentados.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.