sexta-feira, 2 de dezembro de 2022 - 02/12/2022 04:27:29
MundodasTribos

O FGTS é um benefício concedido ao trabalhador em caso de demissão sem justa causa. Com este dinheiro, ele pode cuidar da família, pagar as contas e procurar um novo emprego com mais tranquilidade. A assistência financeira serve como uma segurança durante o período em que o indivíduo estiver afastado do mercado de trabalho.

O trabalhador só tem direito ao fundo de garantia se apresentar contrato de trabalho formal, ou seja, de acordo com as leis do CLT. Para sacar o benefício, ele deve se dirigir a um caixa eletrônico, lotérica ou agência da Caixa Econômica Federal, munido do cartão cidadão. Já no caso de atualização de dados e consultas, é possível contar com os serviços online.

alteração de endereço para extrato FGTS

Saiba como fazer a alteração de endereço para extrato FGTS

O que este artigo aborda:

Alteração de endereço FGTS

Atualizar o endereço do FGTS é muito importante, pois somente assim o trabalhador pode receber na sua casa o extrato do benefício. Este documento é enviado a cada dois meses e serve para verificar se os depósitos estão sendo feitos adequadamente pelo empregador. Em casos de atrasos do pagamento, é necessário entrar em contato com a Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

Em poucos minutos o trabalhador pode atualizar o seu endereço pela internet. Siga as instruções:

1. Acesse o site da Caixa Econômica Federal, na área do NIS (PIS/PASEP);

2. Informe o número de inscrição social e a senha de internet, que só pode ser cadastrada com a senha do Cartão Cidadão;

3. Faça a alteração, cadastrando o novo endereço completo;

4. Depois de atualizar os dados, os extratos do fundo de garantia são enviados para o novo endereço, para que o trabalhador acompanhe os lançamentos na sua conta.

Saiba mais: Cadastrar PIS Via Internet – Cadastro PIS/PASEP da Caixa

A mudança do endereço também é realizada através da central de atendimento, basta ligar para 0800 7260101.

Sobre o FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) existe desde a década de 60 e mantém o objetivo de fornecer assistência financeira ao trabalhador. O benefício, depositado mensalmente pelo empregador na conta do ex-funcionário, corresponde a 8% do salário bruto.

A instituição financeira responsável pelo FGTS é a Caixa Econômica Federal, que também controla os demais benefícios trabalhistas associados ao cartão cidadão. Para conferir se os depósitos estão sendo feitos adequadamente todo o mês, o trabalhador verifica o seu extrato.

O trabalhador tem liberdade para sacar normalmente o seu fundo de garantia ou fazer outros tipos de aplicação, como a aquisição da casa própria ou consórcio imobiliário.

Veja também: Senha do cartão cidadão – como recuperar

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

1

Pode ser do seu interesse

Como Escolher o Colchão Ideal

Como Escolher o Colchão Ideal

Como escolher um notebook 2010-2011 para comprar

Como escolher um notebook 2010-2011 para comprar

Contratar DJ para Festa

Contratar DJ para Festa

Crédito Consignado INSS

Crédito Consignado INSS

Móveis Rimo, Preços

Móveis Rimo, Preços

Credicard Citi Mastercard Fatura Telefone

Credicard Citi Mastercard Fatura Telefone