Almoço formal: dicas para organizar

Organizar um almoço formal para receber visitas ilustres em casa não é um bicho de sete cabeças. Este tipo de evento também serve para…

O horário influencia todos os aspectos do almoço formal. (Foto:Divulgação)

Organizar um almoço formal para receber visitas ilustres em casa não é um bicho de sete cabeças. Este tipo de evento também serve para comemorar o noivado, o casamento, o batismo, o aniversário e até ajuda a tornar mais interessante uma reunião de negócios.

As pessoas sentem medo de investir em uma confraternização que aposte em formalidade, isto acontece porque junto com a elegância surgem muitas outras responsabilidades. Em almoço refinado, tudo é observado pelos convidados: a decoração, a etiqueta para servir, o cardápio, a roupa do anfitrião, etc..

O almoço formal pode ser realizado em vários lugares, como na casa, no sítio, na praia ou em um salão de festa. Independente do local, é essencial que o anfitrião se preocupe em causar boa impressão nos convidados, além de proporcionar conforto e diferenciais que não são encontrados em eventos casuais.

Veja também: Almoço de negócios – como se comportar

Dicas para organizar um almoço formal

A decoração deve ser mais clara, leve e sutil.

Para facilitar a organização do almoço formal, é necessário montar uma lista de preparativos, na qual todos os elementos importantes serão classificados categoricamente.

Muitas pessoas não sabem, mas existem grandes diferenças na hora de organizar um almoço formal e um jantar formal. Embora os dois eventos sugiram elegância e formalidade, o horário interfere em todos os aspectos da confraternização.

Confira a seguir os aspectos mais importantes do evento e como eles deverão ser trabalhados.

1. Decoração
Diferente do jantar, o almoço formal requer uma decoração mais clara e leve. O ambiente pede ornamentos sutis, como é o caso das flores delicadas e do tecido branco. Nesta proposta, pode ser até interessante trabalhar com uma decoração clássica romântica, que valorize móveis provençais e utensílios charmosos. Em todo caso, é importante não usar cores escuras e nem cometer exageros quanto aos enfeites.

Leia Também:  Moda para mudar a cor dos olhos pode cegar

2. Arrumação da mesa
Uma mesa arrumada com capricho faz toda a diferença na hora de receber os convidados no almoço formal. Por isso, escolha uma toalha clara e elegante para vestir a mesa, depois se concentre na disposição dos utensílios de acordo com o número de convidados.

Os pratos de porcelana devem ficar empilhados em ordem de uso. Os talheres de pratas devem ser organizados de acordo com a sequência do cardápio, sempre de fora para dentro. A regra diz que os garfos ficam posicionados à esquerda, as facas são colocadas com o corte voltado para o prato e o talhe de sobremesa fica acima do prato, com o cabo virado para a direita.

Talheres, pratos e copos devem estar dispostos adequadamente. (Foto: Divulgação)

Ao arrumar a mesa, é indicado colocar tipos de copos diferentes de acordo com a quantidade de bebidas que serão servidas, dispondo do maior para o menor, da esquerda para a direita. Por fim, para deixar a mesa do almoço mais elegante, escolha guardanapos de pano delicados e convidativos.

A mesa pode ser arrumada para outras ocasiões. Veja: Como arrumar uma mesa para um jantar a dois

3. Cardápio
Saladas são bem-vindas ao cardápio, pois combinam com o horário e são saudáveis. O prato principal pode ser um tipo de carne e seus acompanhamentos, além de uma massa saborosa. A sobremesa deve se adequar a estação, mas é interessante servir aos convidados frutas em fatias e sorvete com calda. O vinho é uma bebida que combina com a refeição, enquanto o prosseco pode ser servido antes, durante a recepção. Depois do almoço, é interessante servir cafezinho com biscoitos.

 

Top