Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar> Anemia durante gestação: como tratar

Anemia durante gestação: como tratar

Durante a gestação, o corpo da mulher está em constante transformação, tanto fisiológica, quanto nutricional. Tudo isso para que o feto tenha um desenvolvimento saudável e repleto. Devido a essas transformações, em especial a nutricional, a gestante pode manifestar anemia por deficiência de ferro (anemia ferropriva). Conheça algumas informações sobre essa manifestação tão comum entre as gestantes.

A realização do pré-natal é essencial para manter a saúde da gestante e do feto.(Foto: Divulgação)

Anemia mais comum na gestação

A gestação é o período no qual o corpo da mulher passa por diversas transformações. Entre todas elas, a mais comum é a anemia por deficiência de ferro. Ela acomete cerca de 41,8% de todas as gestantes do mundo. Esse dado foi fornecido após estudos realizados por especialistas no assunto.

A anemia na gestação traz muito desconforto (Foto: Divulgação)

Manifestações clínicas

De maneira geral, os sintomas apresentados pela grávida que possui anemia são idênticos aos manifestados em não grávidas. Os principais e mais comuns são:

  • Fraqueza;
  • Sensação de falta de ar;
  • Dores musculares;
  • Irritabilidade;
  • Fadiga;
  • Sono excessivo.

Vale lembrar que a realização do pré-natal é essencial para que a anemia seja diagnosticada o quanto antes, evitando, dessa forma, futuros transtornos.

Durante a gestação, o corpo da mulher sofre mudanças fisiológicas e nutricionais.(Foto: Divulgação)

Risco da anemia durante a gravidez

Segundo médicos especialistas, em quadros severos de anemia na gravidez pode ocorrer mortalidade dessas gestantes. Porém, graus leves e moderados parecem não aumentar tais riscos. Os médicos também afirmam que grande parte dos casos de anemia durante a gravidez estão relacionados à questões socioeconômicas, como a falta de ingestão de alimentos adequados, assim como a dificuldade de receber atendimento médico.

Vale lembrar que a presença de anemia gestacional, além de ocasionar problemas à gestante, pode levar a má formação do feto e antecipação da hora do parto, levando a um aumento no número de prematuros.

Através de exames especializados é possível obter o diagnóstico da anemia (Foto: Divulgação)

Diagnóstico

O diagnóstico da anemia gestacional é baseado em exames laboratoriais. O médico poderá avaliar a história clínica da gestante e realizar um exame clínico detalhado para excluir outras causas de anemia, a não ser a má ingestão nutricional.

A alimentação é fundamental para combater anemia (Foto: Divulgação)

Tratamento

De forma geral, a prevenção e o tratamento da anemia gestacional são baseados na suplementação de ferro e acido fólico durante a gravidez. O médico orientará sobre o que a gestante pode ou não comer durante essa fase, visando sempre uma vida saudável para ela e seu futuro bebê.

Manter uma alimentação balanceada é essencial para evitar a anemia gestacional.

Anemia gestacional cuidados

A anemia gestacional é uma manifestação muito comum nas gestantes. Apesar de ser aparentemente inofensiva, é preciso ter um acompanhamento médico rotineiro para evitar complicações, tanto para a futura mamãe, quanto para o feto. É importante que as futuras mamães consumam alimentos ricos em ferro e vitaminas, como frutas e legumes, o feijão também é fundamental para evitar que a gestante desenvolva anemia. Praticar atividades físicas e pegar sol todos os dias nos horários recomendados pelos médicos também ajuda a evitar que a doença se instale durante a gravidez. Realizar o pré-natal adequadamente é a melhor forma de evitar doenças como essa.

Recomendado para você
Beleza

Maquiagem para noite: pele negra

Bem Estar

www.ultrafarma.com.br, Site da Ultrafarma

Bem Estar

Vestidos de festas para gordinhas 2018: fotos, tendências

Bem Estar

Curso de Massoterapia RJ Preços, Escolas Técnicas

Comentários
  1. Grasieli disse:

    Estou gravida de 3 meses e 2 semanas, estou com anemia, tenho muita falta de apetite, estou muito preocupada. gostaria de algumas dicas para tratamento. Obrigada

  2. kelen cristiana disse:

    bom eu to gravida de 4 mezes e tambmm quero umas dicas que eu tambm sou anemica e me preocupo com a sauda do meu bebe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *