Vitamina A: Fonte de Saúde

  Existem dois grupos de substâncias que se enquadram sob a denominação de vitamina A. A vitamina A, ou retinol e deidrorretinol, que são encontrados…

 

Existem dois grupos de substâncias que se enquadram sob a denominação de vitamina A. A vitamina A, ou retinol e deidrorretinol, que são encontrados nos alimentos de origem animal. Podem apresentar toxidade ao corpo quando consumidos em excesso.

A Provitamina A, geralmente conhecida como carotenóides, transforma-se em vitamina A no intestino, de acordo com as necessidades do organismo e não apresentam risco de toxicidade.

Onde se pode encontrar a vitamina A?

A vitamina A pode ser encontrada nos seguintes alimentos:
Fígado, gema de ovo, iogurte, leite e derivados desnatados Antioxidante, restaura e constrói novos tecidos, auxilia no tratamento de abcessos, furúnculos, acne e queda de cabelos.

Betacaroteno (pró Vitamina A),é encontrado em:
Abóbora, agrião, batata-doce, brócolis, cenoura, couve, damasco, espinafre, mamão, melão, pêssego, tomate, com funções idênticas as da Vitamina A, porém ser exercer a toxicidade da Vitamina A.

A vitamina A atua favorecendo a visão, o crescimento, proteção contra o cancro, manutenção da saúde da pele e até ao desenvolvimento dos ossos e dentes. Os carotenóides são essências para as artérias e proteção do coração, porque possui efeito antioxidante.

Além do que, a vitamina A é importante para a gestante em período de lactação e para a criança. Assim, a gestante  devem ter o cardápio reforçado com  Vitamina A, evitando assim, problemas como pele seca, alterações no desenvolvimento do feto e transtornos de visão.

vitamina A é necessária para formar e manter saudáveis os tecidos de todo o corpo, em particular dos olhos, da pele, dos ossos e os tecidos do aparelho respiratório e digestivo. Também é de grande importância para o funcionamento eficaz do sistema imunológico. A carência de vitamina A pode acarretar uma má visão durante a noite (cegueira noturna), graves lesões oculares e, em casos agudos, cegueira permanente. Isto ocorre principalmente em crianças subnutridas, especialmente as que têm sarampo e outras infecções.

Leia Também:  Alimentos que Auxiliam na Cura de Alguns Males

A carência de vitamina A pode aumentar também a possibilidade de contrair enfermidades e elevar a mortalidade devido a infecções.  No entanto, muitas frutas e verduras de cores escuras contêm pigmentos denominados carotenos, que o corpo pode transformar em vitamina A, como já mencionado. Essa é uma vitamina de extrema importância para o organismo e a desidratação e exposição à luz excessiva destrói esta vitamina. Portanto, fiquem alertas  as suas exposições aos raios solares.

Essa é uma propriedade fundamental ao organismo, fazem-se necessários consumi-las.

Uma dica sobre a vitamina A: Se suas  mãos ficarem com cor alaranjada, você está com excesso de vitamina A. Tome sol, pois isto ajuda o organismo a processá-la, ou seja, o sol em excesso destrói a vitamina A, quando você está com muito acúmulo da vitamina, o sol é seu aliado em processá-la.

Tudo precisa ser usado com equilíbrio, isso faz com que nosso organismo esteja em harmonia e funcione da forma desejada.

Top