Alimentos que mais fazem bem para as mulheres

É impressionante como pequenas alterações no cardápio são capazes de resultar em surpreendentes benefícios para a saúde, principalmente, no caso de mulheres que se…

Por Editorial MDT em 13/12/2012

É impressionante como pequenas alterações no cardápio são capazes de resultar em surpreendentes benefícios para a saúde, principalmente, no caso de mulheres que se preocupam com aspectos como beleza e longevidade. Confira a lista de alimentos que mais fazem bem para as mulheres e que merecem ser incluídos na dieta.

Conheça os benefícios de ter uma alimentação saudável.

Pequenas mudanças no cardápio podem resultar em benefícios surpreendentes. (Foto: divulgação)

Carnes vermelhas

São uma excelente fonte de proteína, auxiliando na manutenção dos tecidos, além de apresentar bons níveis de zinco, um mineral que ajuda no combate dos radicais livres e ainda oferece um ótimo suprimento de ferro, fundamental na formação dos glóbulos vermelhos. É recomendado que mulheres ingiram boas quantidades desse alimento, que ajuda a combater a fraqueza que costuma acompanhar os períodos menstruais.

Como a vitamina C é capaz de aumentar a absorção de ferro, uma boa dica é optar por frutas cítricas de sobremesa. É prudente dar preferência para carnes magras e lembrar-se de retirar todas as bordas de gordura, em benefício da saúde cardíaca. Patinho, alcatra, maminha e lagarto são boas pedidas.

Vegetais

Os fitoquímicos encontrados em frutas, legumes e hortaliças são importantes no combate a doenças como o câncer de mama e colo de útero. Pesquisadores da Universidade da Califórnia afirmam que as mulheres necessitam praticamente do dobro das porções recomendadas para os homens.

Confira algumas dicas de alimentação para quem malha.

A carne vermelha é rica em ferro e ajuda nos períodos menstruais. (Foto: divulgação)

A organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que sejam ingeridos, diariamente, 3 – 5 porções de frutas, 4 – 5 porções de vegetais e 1 de legumes. Uma boa dica é apostar em alimentos vegetais de cores variadas, para garantir a ingestão de um número maior de vitaminas e minerais. Alguns dos benefícios são melhor síntese celular, proteção contra o câncer de mama e cervical, combate de radicais livres e prevenção do envelhecimento precoce.

Peixes

Peixes como o salmão e o linguado são excelentes fontes de ômega 3, uma gordura que ajuda no combate de problemas cardíacos, como as doenças coronarianas. Minerais como zinco, manganês, enxofre e magnésio, encontrado em altas concentrações nos frutos do mar, estimulam a multiplicação celular e combatem os danos causados pelos radicais livres.

Soja

A soja é um alimento rico em fitoestrógenos, substâncias vegetais com ação semelhante à dos hormônios femininos e que auxilia na normalização de problemas decorrentes das bruscas alterações hormonais, especialmente no período da menopausa, quando é comum sintomas como ressecamento vaginal e ondas de calor.

Entenda os cuidado com a alimentação que devem ser tomados durante a gravidez.

A soja é rica em fitoestrógenos, que combatem sintomas da menopausa. (Foto: divulgação)

A alimentação saudável não é exatamente a mesma para todas as pessoas e existem alguns alimentos que podem beneficiar as mulheres em diversos aspectos. Pequenas alterações no hábito alimentar podem resultar em melhorias significativas na qualidade de vida e prevenção de diversas doenças e por isso podem valer a pena.

Top