Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar> Alimentos que fazem bem para os olhos

Alimentos que fazem bem para os olhos

Cada alimento com vitaminas, sais minerais, proteínas e fibras possui as suas propriedades específicas e, portanto, todos são importantes para a manutenção do nosso organismo. Sendo assim, se você está preocupado com a sua visão, conheça os alimentos que fazem bem para os olhos e passe a enxergar com mais nitidez.

Leia também: Alimentos que Fazem Bem ou Mal ao Cérebro.

Vitamina A

Quem nunca ouviu a frase: “Coma cenoura, pois faz bem para a vista”? Pois é, essa frase tão repetida pelas nossas mães e avós está corretíssima. Isso porque a cenoura é um legume rico em betacaroteno, que é transformado em vitamina A pelo nosso organismo. Desse modo, inclua sempre legumes alaranjados em sua dieta como a abóbora, a cenoura e o tomate. O leite, os ovos e o bife de fígado também são ricos nessa vitamina. A carência de vitamina A causa a cegueira noturna e pode levar à perda total da visão.

A cenoura é rica em betacaroteno, que se transforma em vitamina A no organismo. (Foto: Divulgação)

Ômega-3

A degeneração macular relacionada à idade, que pode levar à cegueira, é causada pela falta dessa gordura na retina, onde ela existe em grande quantidade. Além disso, o ômega-3 preserva os vasinhos que irrigam os olhos, protegendo as retinas contra inflamações. Portanto, insira em sua dieta os peixes, principalmente o salmão e a sardinha, pelo menos uma vez por semana para manter uma boa visão até que os seus cabelos fiquem branquinhos.

Peixes são ricos em ômega-3. (Foto: Divulgação)

Antioxidantes

Eles são muito importantes na luta do organismo contra os radicais livres que, em excesso, danificam as células do corpo, inclusive as dos olhos. Com o passar dos anos, a vista sente os efeitos causados por eles, o que é chamado pelos cientistas de estresse oxidativo. Por isso, invista na vitamina C, presente nas frutas cítricas como a laranja, a acerola e o limão, e também, na Vitamina E que está nas castanhas e nas nozes. Assim, a sua visão não será prejudicada e você conseguirá enxergar bem durante um bom tempo.

Os antioxidantes combatem os radicais livres. (Foto: Divulgação)

Luteínas

Presente nas folhas verde-escuras como o agrião, a couve, o espinafre e a escarola, essas substâncias são muito importantes no combate da catarata. Elas se depositam seletivamente na retina, onde há a maior concentração de luz. Então, as luteínas servem como filtros contra a luz azul que, em forma de radiação, lesa os nervos ópticos.

Folhas verdes-escuras são ricas em luteínas. (Foto: Divulgação)

Zeaxantina

Essa substância pode ser encontrada no milho e tem as mesmas propriedades das luteínas. Sendo assim, é ótima para a prevenção da catarata.

O milho é rico em zeaxantina. (Foto: Divulgação)

Para ter uma visão saudável, insira os alimentos que fazem bem para os olhos em sua dieta. Eles não fazem apenas bem para a sua vista, mas também para o seu corpo, pois são extremamente saudáveis.

Você também se interessará por: Alimentos Bons para Pele e Cabelo.

 

 

 

Recomendado para você
Beleza

Penteados para usar na escola: sugestões

Bem Estar

Quartos pequenos planejados – Fotos

Bem Estar

Pacotes de viagens Peixe Urbano, ofertas

Bem Estar

Site Parque da Xuxa- SP Telefone, Preços

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *