Doenças transmitidas pelo beijo na boca

O beijo na boca passou por diversas revoluções durante os anos. Em uma época não muito distante, o beijo só podia ser realizado após…

Beijar na boca pode não ser tão simples quanto parece.

O beijo na boca passou por diversas revoluções durante os anos. Em uma época não muito distante, o beijo só podia ser realizado após o casamento. Com o passar do tempo muitos comportamentos da sociedade foram modificados.  Atualmente ocorreu a incorporação do hábito de “ficar” que significa beijar alguém ocasionalmente. Porém, é importante que as pessoas saibam que o beijo não é algo tão simples quanto parece. Veja quais doenças podem ser transmitidas pelo contato labial.

Doenças que podem ser transmitidas pelo beijo

1. Gengivite: é uma infecção causada por bactérias. A ocorrência desse problema de saúde vem aumentando, devido ao hábito que as pessoas adquiriram de beijar com maior frequência pessoas que não conhecem. Os sinais e sintomas da gengivite incluem vermelhidão, dor e aumento da temperatura de uma determinada região da gengiva.

2. Cárie: o beijo pode transmitir uma bactéria causadora de cáries, chamada streptococcus mutans, levando ao aparecimento desse problema dentário.

3. Mononucleose infecciosa: essa é uma doença viral, causada pelo vírus Epstein-Barr. Nem sempre a infecção apresenta sintomas. Quando sintomática leva ao quadro de cansaço, dor de garganta, tosse, inchaço dos gânglios, perda de apetite, inflamação do fígado e aumento do baço. Ela já é conhecida como a doença do beijo devido a fácil transmissão através desse mecanismo. Uma vez infectado pelo vírus, ele permanece latente no organismo.

Um dos sintomas da mononucleose é o mal-estar geral.

4. Citomegalovírus: essa doença apresenta sintomas parecidos com os da mononucleose. A diferença é que nos casos mais graves pode ocorrer comprometimento de alguns sistemas como o digestivo e o nervoso. O citomegalovírus pode ser transmitido de outras formas além da salivar, como pelo contato com secreção através da tosse, do espirro e da fala.

4. Herpes Labial: também transmitida pelo beijo é causada por um vírus, a herpes é uma doença muito conhecida. Os sinais e sintomas são pequenas bolhas muito dolorosas na região dos lábios, ou ao redor, que desaparecem e reaparecem dependendo da imunidade do indivíduo.

5. DST: doenças sexualmente transmissíveis também podem ser contraídas através do contato labial. O HIV, que faz parte dessas doenças, tem uma chance mínima de ser transmitida pelo beijo, mas existe possiblidade do contágio, principalmente se houver lesão labial. Outras doenças também transmissíveis pelo beijo incluem sífilis e gonorreia.

Além de todas essas doenças, existem outras que podem ser transmitidas pelo beijo. Por isso é importante que as pessoas tomem consciência sobre as consequências dessa atitude.

Herpes simples, transmissível pelo beijo na boca.

Top