5 dicas para evitar efeito sanfona

As 5 dicas para evitar efeito sanfona auxiliam na luta contra a balança e evita o acúmulo de gordura no organismo após dietas. Manter o…

Por Isabella Moretti em 03/10/2015

As 5 dicas para evitar efeito sanfona auxiliam na luta contra a balança e evita o acúmulo de gordura no organismo após dietas. Manter o corpo saudável é fundamental para prevenir as alterações peso!

Dicas para evitar efeito sanfona. (Foto Ilustrativa)

O efeito sanfona é caracterizado pelo emagrecimento e ganho de peso constante. Dietas não saudáveis provocam o emagrecimento através da falta de nutrientes essenciais para o corpo, dessa maneira, quando o indivíduo retorna a ingerir alimentos variados e ricos em nutrientes, o cérebro passa a ter dificuldade para interpretar o que deve ou não ser eliminado do organismo, que retém gordura indevidamente.

O processo influencia em uma série de ações no corpo e sintomas como queda de cabelo, unhas fracas, aparecimento de estrias, cansaço, falta de energia e insônia, são comuns para quem sofre com o efeito.

Veja também: Problemas de saúde que fazem emagrecer

Dicas para evitar efeito sanfona

Confira as 5 dicas para evitar efeito sanfona:

1. Dieta saudável

Mantenha uma dieta saudável. (Foto Ilustrativa)

A perda de peso é recomendada somente para evitar a obesidade ou para melhorar a qualidade de vida de pessoas obesas, já que a doença interfere no bom funcionamento de diversos órgãos. Durante a dieta é imprescindível seguir recomendações feitas por profissionais, emagrecer sem risco de efeito sanfona só é possível com a ajuda de uma equipe multidisciplinar, composta por endocrinologista, nutricionista e personal trainer.

2. Não exclua nutrientes

Todos os nutrientes são importantes para o corpo, alimentos saudáveis que não agradam o paladar, devem ser substituídos por outros com a ajuda de um nutricionista. Algumas dietas incentivam o corte do carboidrato, mas a substância é responsável por fornecer energia ao corpo e sua falta pode provocar indisposição.

Leia também: Como ajudar criança a perder peso

3. Coma devagar

Coma devagar. (Foto Ilustrativa)

Ao ingerirmos os alimentos, os sinais de saciedade levam cerca de 15 minutos para chegar ao cérebro, portanto, mastigar os alimentos lentamente fará com que a saciedade ocorra com uma pequena quantidade de comida por refeição.

4. Refeições de 3 em 3 horas

Quanto maior o intervalo de tempo entre as refeições, maior a sensação de fome e consequentemente, a quantidade de alimentos ingeridos. O café da manhã e o almoço devem ser ricos em nutrientes, as demais servem para complementar e impedir que o estômago fique vazio por muito tempo.

5. Faça exercícios físicos

Faça exercícios físicos. (Foto Ilustrativa)

O hábito de exercitar o corpo diariamente reforça o efeito da dieta e impede que o metabolismo se torne lento. É benéfico para perder e manter o peso! Comece com práticas leves, como caminhadas de 30 minutos, aos poucos aumente o ritmo e o tempo dedicado às atividades físicas, o ideal é em média 2 horas diárias.

Conheça o Melhor exercício para perder peso

Coloque em prática as 5 dicas para evitar efeito sanfona e contribua com a saúde do seu corpo! Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre boa forma.

Top