A poliomielite no mundo: saiba mais

É muito importante que todas as crianças recebam todas as vacinas que compõem o calendário vacinal. Elas são essenciais para a prevenção de doenças…

É muito importante que todas as crianças recebam todas as vacinas que compõem o calendário vacinal. Elas são essenciais para a prevenção de doenças que podem ser fatais. Entre as patologias mais graves podemos citar a poliomielite. Uma doença viral que pode ocasionar diversos problemas à vida do indivíduo. Saiba mais sobre a poliomielite no mundo.

A poliomielite pode causar paralisia infantil. (Foto: divulgação)

Conhecendo mais sobre a poliomielite

A poliomielite é uma doença viral infecciosa ocasionada pelo polivírus, podendo este ser do tipo 1, tipo 2 ou tipo 3. Ao entrar em contato com o organismo do indivíduo, o vírus invade o sistema nervoso central, causa danos aos nervos e pode causar paralisia. A transmissão do agente causador ocorre pela via oral-fecal. Ou seja, o vírus entra pela boca do indivíduo através da ingestão de alimentos contaminados, chegando até o intestino. Lá, ele se multiplica podendo, em alguns casos, sofrer mutações.

Aprenda a reconhecer a infecção

É importante mencionar que nem todas as pessoas que entram em contato com o vírus irão desenvolver a poliomielite. Em alguns casos, o indivíduo pode ser assintomático. Cerca de 4 a 8% dos casos de infecção tem sintomas, mas acabam evoluindo sem complicações. As manifestações clínicas mais comumente apresentadas pelos indivíduos infectados são:

  • Febre;
  • Fadiga;
  • Náusea;
  • Vômitos;
  • Dor de cabeça;
  • Rigidez da nuca;
  • Dor nos membros.

    A transmissão da poliomielite ocorre através da ingestão de alimentos contaminados. (Foto: divulgação)

Conheça um pouco da história da doença

A poliomielite, antes de surgir a vacina, era uma doença endêmica em aproximadamente 126 países. Devido a isso, ela era responsável pela manifestação da paralisia em cerca em cerca de mil crianças por dia em todo o mundo. Com o desenvolvimento da vacina, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu a meta de erradicar a doença até o ano de 2000. Desde então, a vacina contra a pólio faz parte do calendário vacinal em diversos países do mundo. No Brasil, o último caso de poliomielite por vírus selvagem foi identificado no ano de 1989. Porém, desde esse mesmo ano já foram identificados cerca de 40 casos de paralisia associada a vírus vacinais.

A vacinação é a melhor forma de prevenção da poliomielite. (Foto: divulgação)

A poliomielite é uma doença que ocasiona a paralisia infantil. Nos primórdios, pela inexistência da vacina contra o vírus da pólio, ela era considerada uma doença endêmica em todo o mundo. Após o desenvolvimento da vacina, são raros os casos relatados. Para continuar sem casos da doença, é extremamente importante que os pais sigam a risca o calendário vacinal. Isso porque as vacinas são as melhores e mais poderosas formas de prevenção dessa e de outras doenças que podem ser fatais.

Leia Também:  Dieta da couve emagrece 3Kg em uma semana

Top