Alimentos que ajudam melhorar a imunidade

Saber quais são os alimentos que ajudam melhorar a imunidade é fundamental para ter sempre uma boa saúde, pois assim você pode passar a…

Por Andre em 21/07/2014

Saber quais são os alimentos que ajudam melhorar a imunidade é fundamental para ter sempre uma boa saúde, pois assim você pode passar a ingeri-los com frequência e contribuir para que o sistema imunológico, responsável por defender o organismo das doenças, fique “turbinado”.

Alimentos que ajudam melhorar a imunidade (Foto: Divulgação)

Apostar em uma dieta equilibrada e que contenha os ingredientes certos, ricos em minerais, vitaminas e outras substâncias importantes para manter a imunidade em alta, é um passo fundamental para fazer com que as doenças passem bem longe de você.

O consumo diário de frutas e vegetais, nas quantidades certas, já é uma boa alternativa para reforçar as defesas do organismo. Por outro lado, o consumo exagerado de sal, alimentos industrializados e ricos em gorduras trans, entre outros produtos, contribui para a imunidade baixa, deixando mais lenta a recuperação de alguém doente.

Conheça os 7 alimentos que prolongam a vida

Dieta colorida: cores de alimentos que emagrecem e fazem bem

Alimentos que ajudam melhorar a imunidade

Os vegetais verde-escuros fazem parte da lista dos alimentos que aumentam a imunidade (Foto: Divulgação)

Entre os alimentos que ajudam melhorar a imunidade estão as frutas cítricas (laranja, acerola, kiwi, etc), ricas principalmente em vitamina C, substância antioxidante e que contribui para aumentar a resistência do corpo.

A lista dos alimentos que aumentam a imunidade inclui também:

– Tomate: remove radicais livres do organismo e combate doenças cardiovasculares.

– Gengibre: auxilia nas defesas do organismo e ajuda a tratar inflamações da garganta, graças às vitaminas B6 e C.

– Champignon (cogumelo) e castanha-do-Pará: ricos em selênio, antioxidante que combate os radicais livres e acelera cicatrizações.

– Azeite, atum e salmão: boas fontes de ômega-3, que previne doenças cardíacas e até alguns tipos de câncer.

– Vegetais verde-escuros (couve, brócolis, espinafre, rúcula, etc): fontes de ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, que auxiliam na maturação das células imunes e na resistência às infecções.

– Carne, leguminosas, sementes, castanhas e cereais integrais: ricos em zinco, substância que atua no combate a gripes, resfriados e outras doenças.

Outras dicas

Iogurte natural, castanhas, frutas cítricas e alguns peixes também são ótimos para melhorar a imunidade (Foto: Divulgação)

Outros alimentos para aumentar a imunidade são os óleos vegetais (de girassol, milho, canola e gérmen de trigo), ricos em vitamina E, uma boa fonte de defesa principalmente para os idosos.

Os alimentos que reforçam as defesas do corpo também incluem a pimenta (protege contra infecções), o iogurte natural (melhora a flora intestinal), a lichia (anti-inflamatória), a cebola (previne doenças alérgicas e virais) e o alho (evita resfriados e gripes), entre outras opções.

Top