Alimentos para café da manhã, dicas

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Infelizmente, a falta de tempo, o sono e a indisposição são capazes de…

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Infelizmente, a falta de tempo, o sono e a indisposição são capazes de afetar drasticamente a qualidade dos hábitos alimentares matutinos. Os especialistas afirmam que uma alimentação balanceada pela manhã é capaz de influenciar a saúde muito mais do que se imagina, promovendo melhor disposição durante todo dia e até mesmo contribuindo para a eliminação de alguns quilinhos. Confira dicas de alimentos para café da manhã.

Confira dicas para servir o café da manhã na cama.

Um café da manhã balanceado é fundamental para começar bem o dia. (Foto: divulgação)

Melhores alimentos para o café da manhã

Para melhorar o cardápio do desjejum, confira algumas sugestões de alimentos altamente recomendados na primeira refeição do dia:

Derivados do leite

De acordo com especialistas no assunto, é recomendado o consumo de até três porções diárias de leite e derivados. Sendo assim, o café da manhã é uma ótima oportunidade para ingerir uma porção, que deve ter o menor teor de gordura possível. O leite desnatado ou queijo fresco tipo minas são ótimas escolhas.

Café preto

Muita gente não abre mão do famoso cafezinho preto. De acordo com os nutricionistas, a quantidade tolerável dessa bebida no desjejum é de 1 xícara, lembrando de prestar muita atenção na quantidade de açúcar utilizada.

Saiba como montar uma cesta de café da manhã.

É recomendado o consumo de três porções diárias de leite e derivados. (Foto: divulgação)

Frutas

Qualquer fruta é bem-vinda no café da manhã, desde que seja consumida fresca. Comer guloseimas que tenham pedaços de fruta, como bolos e doces, não vale. É importante variar o tipo de fruta para diversificar os nutrientes ingeridos.

Leia Também:  Saiba quais os benefícios de tomar o café da manhã

Sucos

Uma ótima opção de bebida são os sucos naturais ou de polpa, preferencialmente sem açúcar. Os sucos de caixinha, com exceção dos de soja, não são os mais recomendados, pois o teor de açúcar, conservantes e outros produtos químicos é muito alto e pode prejudicar a saúde se utilizados frequentemente. As bebidas preparadas na hora, com frutas frescas, oferecem níveis mais elevados de nutrientes e vitaminas.

As frutas são muito benéficas à saúde. (Foto: divulgação)

Pães

Os pães são indispensáveis em qualquer café da manhã, e a dica dos nutricionistas para consumir menos calorias, é evitar os produtos com muitas sementes e fibras, dando preferência para os pães light integrais.

Frios

Muita gente não abre mão de rechear os pãezinhos com queijo, presunto e afins. Realmente esses produtos são deliciosos, mas devem ser consumidos com bastante moderação, em apenas duas ou três vezes semanais. Também é muito importante escolher os produtos com menor quantidade de gordura, como o queijo tipo cottage, ricota ou blanquet de peru.

Cereais

Os cereais são boas opções para matar e fome por bastante tempo e ainda auxiliar no funcionamento intestinal, pois são ricos em fibras alimentares. Os nutricionistas recomendam a ingestão de duas colheres de sopa por dia de granola, enriquecida com linhaça, aveia, quinta e amaranto.

O pãozinho é indispensável em qualquer desjejum. (Foto: divulgação)

Veja fotos de decorações de mesa de café da manhã.

O café da manhã é uma alimentação muito importante e que é por vezes negligenciada. Arrumar um tempinho na agenda para comer com calma e selecionar os alimentos recomendados por especialistas é uma medida inteligente de conquistar mais saúde e ter um dia mais produtivo.

Leia Também:  Como lidar com diabetes na gravidez

Top