Alimentos importantes para crianças

A alimentação da criança é muito importante para o seu crescimento e desenvolvimento. Por isso é importante saber escolher os alimentos certos para que…

A alimentação da criança é muito importante para o seu crescimento e desenvolvimento. Por isso é importante saber escolher os alimentos certos para que favoreçam nesse processo. Saiba mais sobre o assunto e confira alguns alimentos importantes para crianças.

A alimentação da criança deve ser saudável. (Foto: divulgação)

Alimentação da criança

É importante incentivar a criança a ter uma alimentação saudável. Além disso, toda a família deve adotar esse hábito, já que os pais são exemplos para o pequeno. Uma boa dica é que mesmo que você não goste de algum alimento específico, procure evitar fazer caretas ou comentários desagradáveis perto da criança.

Não existe nenhum tipo de alimento proibido, porém os refrigerantes, doces, balas e outras guloseimas devem ser evitados ou consumidos em pequenas quantidades, já que não fazem tão bem assim para a saúde. A prevenção do consumo de alimentos como frituras e doces, ajuda a evitar problemas como obesidade e infarto.

É importante lembrar que quando a criança chega aos oito anos de idade, não cresce tanto quanto antes. Por isso, pode parecer que ela não tem apetite. Jamais force o pequeno a comer, caso ele não queira. Insistir demais para que a criança coma pode transformar o almoço em um verdadeiro ritual de tortura.

Os alimentos como doces, refrigerantes e frituras devem ser evitados. (Foto: divulgação)

Alimentos importantes para a criança

1. De 1 aos 4 anos: os alimentos ricos em ferro devem ser consumidos todos os dias como carne, pão, cereais, legumes verdes, pois são necessários para a manutenção dos glóbulos vermelhos, que deverá transportar o oxigênio através do cálcio. Esse elemento, o cálcio, é essencial para os dentes, ossos, sangue e células nervosas. Aposte nos produtos lácteos como queijos, iogurtes, leite, legumes coloridos e verdes.

Continuar Lendo  Tratar anemia, dicas, alimentos indicados

2. De 4 aos 12 anos: as refeições escolares devem ser observadas, procurando incentivar o consumo de vários produtos. As proteínas são essenciais nessa fase. Aposte no consumo de carnes, peixes, ovos, queijos e outros. As frutas, legumes e verduras são indispensáveis para o crescimento e desenvolvimento da criança, já que contém nutrientes muito importantes.

Os pais devem estimular o consumo de alimentos saudáveis. (Foto: divulgação)

É preciso ter alguns cuidados com a alimentação infantil já que ela é essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança. Ofereça ao pequeno alimentos como frutas, verduras, legumes e cereais integrais, pois contém nutrientes riquíssimos. 

Top