sexta-feira, 12 de agosto de 2022 - 12/08/2022 17:23:29
MundodasTribos

Existem alimentos que são fundamentais para o desenvolvimento das crianças.

A alimentação é fundamental para o crescimento e desenvolvimento das crianças. Os alimentos corretos devem ser oferecidos de forma alternada para que os pequenos aprendam a gostar. Utilizar formas divertidas brincando com as cores dos legumes e vegetais pode ser um bom recurso para atrair a criança ao consumo. Dessa forma, gradativamente, ela passará a apreciar melhor os alimentos.

O que este artigo aborda:

Alimentos importantes para a saúde das crianças

  • Leite: é essencial para a formação dos ossos, dentes e células nervosas. Por isso, a amamentação é importante desde os primeiros dias de vida da criança, pois é um alimento completo que não necessita de complementação até os seis meses de idade.
  • Carboidratos: pães, arroz, massas, cereais, biscoitos e batatas, são alimentos ricos em carboidratos sendo uma excelente fonte de energia para a criançada.
  • Frutas: são fontes de micronutrientes que ajudam no funcionamento do intestino. Possuem minerais e vitaminas importantes para o desenvolvimento da criança.
  • Carne e peixe: são ricos em proteínas que auxiliam no crescimento e desenvolvimento do cérebro. Os peixes são ricos em ômega 3, elemento responsável pelo desenvolvimento do sistema nervoso e da retina.

Tentar tornar a alimentação divertida é uma forma de incentivar a criança a comer saudavelmente.

Recomendações importantes 

  • Guloseimas

Estes tipos de alimentos devem ser dados às crianças com cuidado, já que podem comprometer o apetite, além de contribuir com a formação de problemas dentários como as cáries. 

  • Nunca substitua as refeições por mamadeiras

A criança tende aceitar melhor o leite por ter um sabor já conhecido. Apesar de ser um alimento importante não pode ocupar o lugar dos outros alimentos.

  • Não force a ingestão de alimentos

A criança não pode ser forçada a comer, pois pode causar traumas. Portanto, é necessário seguir sempre os mesmo horários para fazer as refeições, de forma que o pequeno se acostume com a hora de se alimentar e sinta fome nesse período.

Outro dado importante é não oferecer mamadeiras, doces ou salgadinhos próximos ao horário de almoço ou jantar. Quando a criança come esses tipos de petiscos perto da hora de se alimentar, ela não sentirá fome e acabará não fazendo a refeição certa.

Algumas vezes as mães reclamam que seus filhos não comem e precisam forçar para que se alimentem, mas, isso pode ser devido a alimentação com petiscos em horários errados. É necessário fazer uma rotina alimentar, só assim a criança se alimentará da maneira correta.

  • Alimentar-se sozinho

Existe uma hora em que a criança  tenta se alimentar sozinha. Embora isso faça uma grande sujeira, ela passa a se sentir independente e se alimenta com mais prazer. É importante que um adulto a esteja observando, para não ocorrerem acidentes. 

O pequeno precisa começar a comer sozinho, mas com supervisão de um adulto.

As crianças precisam dos alimentos adequados para poderem ter um bom desenvolvimento. Através do peso e da altura é possível saber se o crescimento está dentro dos padrões da normalidade. Leve seu filho ao pediatra sempre que necessário, para fazer essa avaliação. Lembre-se, amor e carinho também são gestos importantes para o crescimento saudável das crianças.

O conteúdo "Alimentos fundamentais para a saúde da criança" foi feito por Editorial MDT e distribuído por MundodasTribos na categoria Bem Estar em .

1

Pode ser do seu interesse

Maleta de maquiagem: aprenda montar seu kit de maquiagem

Maleta de maquiagem: aprenda montar seu kit de maquiagem

Melhores Cidades para Fazer Intercambio

Melhores Cidades para Fazer Intercambio

Decoração de Quarto Rosa, Dicas

Decoração de Quarto Rosa, Dicas

Hot Pants – Moda verão 2011

Hot Pants – Moda verão 2011

Perucas de Cabelo Natural Em SP

Perucas de Cabelo Natural Em SP

Receita de gelatina colorida

Receita de gelatina colorida