Colágeno, o que é?

Afinal, o que é colágeno? Proteína presente em grande quantidade no organismo, o colágeno é responsável, entre outras funções, pela formação das fibras que…

Afinal, o que é colágeno? Proteína presente em grande quantidade no organismo, o colágeno é responsável, entre outras funções, pela formação das fibras que dão sustentação à pele. A partir dos 30 anos, corpo sofre uma queda na produção dessa proteína. Dos 50 anos pra cima, a queda é brusca. Nessa idade, o corpo produz cerca de 35% do que antes produzia, ou seja, é uma redução considerável. Sendo assim, o colágeno em pó é uma sugestão dos nutricionistas e dermatologistas para retardar o aparecimento de rugas e flacidez.

Os especialistas consideram importante o consumo do colágeno após aos 30 e essencial após os 50 anos. O colágeno em pó que é vendido no mercado é extraído de ossos e cartilagens de boi. O produto é facilmente absorvido pelo organismo. Para um resultado significante, a proteína precisa ser ingerida diariamente.

Para quem está na faixa dos 20, uma dieta balanceada aliada com a prática de atividade física já é o suficiente para a produção natural do colágeno. Mas se a pessoa fuma, vive estressada e abusa do sol, essa produção natural já começa a ser reduzida nessa idade. A dieta saudável pode não ser o suficiente. Nesse caso, a recomendação do consumo passa a ser a partir dos 21 anos.

São inúmeros os benefícios do colágeno. Além de firmar a pele e prevenir as rugas, dependendo do modo do consumo, a proteína pode dar saciedade, o que ajuda na perda de peso. Isso acontece se o pós for diluído na água, por exemplo. Você pode levar a mistura na academia, por exemplo, pois o colágeno dessa forma também passa energia ao organismo, principalmente para os músculos.

Muitas pessoas estão pesquisando sobre como funciona o colágeno, afinal ele está cada vez mais presente nas dietas e indicações dos profissionais da beleza. O produto pode ser encontrado em lojas dos mais diversos tipos, principalmente nas lojas de especiarias, onde você encontra ervas e temperos. A gelatina, que também é lembrada pelo colágeno, possui apenas 10% da proteína, mas pode ser uma aliada à sua dieta. Leve e com poucas calorias, a gelatina é uma ótima opção de sobremesa.

Leia Também:  Cores de Cabelos 2010

Você pode encontrar o produto natural ou então preparado por alguma marca famosa do mundo dos suplementos e produtos para emagrecer. Ele também está disponível em farmácias de todo o país. O colágeno também pode ser consumido em cápsulas, mas o mais indicado é a mistura com água. Experimente já o consumo dessa proteína e perceba a diferença em sua pele e na sua disposição.

Top